Ainda não é desta que o sol e o calor vão brindar Portugal. Até ao fim da semana, as temperaturas vão continuar a ser de uma primavera mais fresca, com algumas mínimas muito baixas em vários distritos, que vão fazer lembrar as noites frias de inverno. Além disso, a semana de 20 a 24 de maio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai contar com possíveis aguaceiros e trovoadas, por isso prepare-se para, mais uma vez, não deixar o casaco em casa.

Esqueça os blazers chatos. Estes 12 casacos de tweed têm mais pinta (e protegem da brisa matinal)
Esqueça os blazers chatos. Estes 12 casacos de tweed têm mais pinta (e protegem da brisa matinal)
Ver artigo

Na segunda-feira, 20 de maio, as regiões norte e centro vão sentir a presença de aguaceiros com especial incidência “no interior e durante a tarde”, com períodos de céu muito nublado por todo o País. As máximas vão estar compreendidas entre os 15ºC (Guarda) e os 23ºC (Faro), com os distritos de Lisboa e Porto a registarem 20ºC e 18ºC, respetivamente. Quanto às mínimas, Guarda e Bragança são os distritos com a temperatura mais baixa, a registarem-se 7ºC, e não serão mais altas do que em Aveiro, com 14ºC.

No dia seguinte, 21, o cenário continua o mesmo. O céu vai continuar “muito nublado” no norte e no centro, de acordo com o IPMA, e é possível que existam “períodos de chuva ou aguaceiros no litoral, estendendo-se às restantes regiões”, podendo até ser mais intensos no interior do País durante a tarde. De Leiria para cima, a chuva vai cair em todos os distritos, com a temperatura máxima mais alta a registar-se tanto neste distrito como em Braga, de 19ºC. Já o Porto regista temperaturas entre os 11ºC e os 17ºC, e a temperatura mais baixa será sentida na Guarda, que vai registar 6ºC.

Lisboa vai contar com temperaturas compreendidas entre os 13ºC e os 21ºC, e o céu continuará nublado, sendo até possíveis alguns aguaceiros. A região sul é onde as temperaturas mais altas vão estar, com Faro a registar a mais alta do País, de 24ºC, e a mínima mais baixa desta região será sentida em Beja, com 10ºC. As ilhas, nestes dois dias, vão contar com temperaturas entre os 16ºC e os 22ºC, com o Arquipélago dos Açores a ter períodos de aguaceiros.

Quarta-feira, 22 de maio, a chuva começa a ir embora e as temperaturas máximas aumentam um pouco, para dar um gostinho (mas não muito grande) de sol aos portugueses - mas a região norte não escapa dos aguaceiros. O céu continuará “geralmente muito nublado”, mas tornar-se-á “gradualmente pouco nublado na região sul e no interior das regiões norte e centro a partir da tarde”. Neste dia, as máximas não serão mais altas do que 22ºC, como acontece em Santarém, Setúbal, Évora e Beja, com a rara exceção do distrito de Faro, que vai contar com 26ºC. 

Bragança, Vila Real e Guarda vão contar com a mínima mais baixa, de 7ºC, seguidos de Viseu, com 8ºC e Évora, com 9ºC. Lisboa ficará entre os 13ºC e os 20ºC, enquanto que o Porto contará com temperaturas entre os 11ºC e os 17ºC. Estão previstos aguaceiros para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. 

Os últimos dois dias da semana, apesar de ainda se saber pouco, vão registar uma pequena subida da temperatura. As máximas vão estar compreendidas, na quinta-feira, 23, entre os 17ºC (Guarda) e os 27ºC (Faro), com os distritos de Lisboa e Porto a registarem 21ºC e 19ºC, respetivamente. Quanto às mínimas, Guarda e Bragança vão registar a mais baixa da semana, de 4ºC, e Faro vai contar também com a mínima mais alta, de 13ºC. 

Sexta-feira, 24, o cenário volta a ficar um pouco mais quente, já que desde quarta-feira que as temperaturas máximas vão aumentar gradualmente. Évora e Beja vão registar a mais alta da semana, de 28ºC, seguidos de Santarém e Castelo Branco, com 27ºC. Lisboa, neste dia, vai contar com temperaturas entre os 13ºC e os 24ºC, o melhor registo da semana, e no Porto a temperatura vai oscilar entre os 9ºC e os 19ºC. Guarda, novamente, vai contar com a temperatura mais baixa, de 6ºC, e as Ilhas vão registar as mesmas temperaturas que no início da semana, com aguaceiros a continuar a cair nos Açores.