Patty. É este o nome da tempestade subtropical que deixou o arquipélago dos Açores ao abrigo de um aviso amarelo, devido à precipitação por vezes forte e ao aumento da intensidade do vento, este sábado e domingo, 2 e 3 de novembro, respetivamente. A partir de segunda-feira, 4, aproxima-se de Portugal continental, diz o site Luso Meteo.
O que é que isto significa? Bem, vamos diretos ao ponto: a chuva vai regressar, surgindo acompanhada de algum vento e também probabilidade de trovoadas, especialmente "nas regiões centro e sul", conforme avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Por isso, para segunda-feira, 4 de novembro, está previstas uma "pequena subida da temperatura mínima", mas também uma "pequena descida da temperatura máxima". As máximas vão estar compreendidas entre os 12ºC (Guarda) e os 22ºC, como acontece em Beja, Évora, Aveiro, Porto e Braga. Lisboa fica-se pelos 19ºC e Setúbal pelos 21ºC. As mínimas poderão ser tão baixas quanto 8ºC (Bragança).
Na terça-feira, 5 de novembro, o cenário não muda muito de figura. O céu estará "geralmente muito nublado", estando previstos "períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser localmente intensos". Isto acontece durante a manhã, sendo que a intensidade começa a diminuir a partir do final da tarde – e o mesmo se aplica ao vento, segundo o IPMA.
No que diz respeito às temperaturas, há um aumento das mínimas, que nunca serão mais baixas do que 11ºC, como acontecerá na Guarda e em Bragança, mas também não serão mais altas que 17ºC, como acontece em Faro e no Porto. As máximas vão dos 14ºC (Guarda) aos 23ºC (Setúbal e Santarém), com Lisboa e o Porto a não passarem dos 21ºC e 20ºC, respetivamente.