O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não tem as melhores notícias para quem está de férias ou vai começá-las a 1 de julho. O mau tempo começa já esta quarta-feira, 29 de junho, com chuva e descida da temperatura máxima.
"Períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro, em especial no Minho. Vento por vezes forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas. Descida da temperatura máxima". É esta a previsão do IPMA para o penúltimo dia de junho, ao qual se junta "céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da manhã, e apresentando-se em geral pouco nublado nas regiões do interior e no sotavento algarvio", diz o instituto no site.
Apesar de as temperaturas máximas descerem (exceto no sotavento Algarvio) esta quarta-feira, 29, haverá uma pequena subida da temperatura mínima no litoral oeste, segundo o IPMA.
Contudo, o conjunto de condições meteorológicas levou o IPMA a colocar cerca de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Faro em alerta sob perigo máximo de incêndio. Já em perigo muito elevado de incêndio estão Lisboa, Leiria, Santarém, Coimbra, Vila Real, Viseu e Guarda, de acordo com a CNN Portugal.
O perigo de incêndio vai manter-se elevado nos próximos dias em algumas regiões do continente, assim como o mau tempo.
Para esta quinta-feira, 30, o IPMA prevê "céu geralmente pouco nublado. Vento por vezes forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas", assim como "pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro". Já no primeiro dia de julho, sexta-feira, haverá uma pequena melhoria, com céu pouco nublado ou limpo e subida da temperatura máxima, "mais significativa nas regiões do interior".
No sábado, 2 de julho, volta o céu muito nublado, em especial no litoral, também vento fraco a moderado, e por vezes forte nas terras altas, e "pequena subida de temperatura, em especial da mínima".