
Depois do caos que foi a depressão Martinho, a primavera entrou com toda a força. O sol começou a dar o ar da sua graça e os termómetros, na generalidade do País, apresentaram valores iguais ou superiores a 20ºC. E se já tinha guardado as galochas e agasalhos, talvez queira ir buscá-los novamente.
Isto porque, a partir de terça-feira, 1 de abril, o tempo vai voltar a mudar, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Antes disso, na segunda-feira, 31 de março, vai haver uma "pequena subida da temperatura máxima" em todo o País, exceto no Algarve. Nesse sentido, as máximas vão andar entre os 18ºC (Guarda) e os 27ºC (Braga).
No dia seguinte, o cenário começa a mudar de figura. Além de estar prevista uma "descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste", também se espera que o País seja contemplado com "períodos de céu muito nublado" e "aguaceiros, mais prováveis nas regiões centro e sul durante a tarde e que poderão ser acompanhados de trovoada".
No que diz respeito às temperaturas de terça-feira, 1 de abril, estas não serão mais altas que 22ºC, como acontece em distritos como Santarém, Leiria, Braga e Vila Real. Lisboa, Setúbal e o Porto fixam-se nos 19ºC, enquanto Faro nos 20ºC. As mínimas, por outro lado, estarão mais altas, fixando-se entre os 7ºC (Bragança) e os 13ºC (Faro).
Nos dias seguintes, o cenário não muda muito de figura no que toca ao estado do tempo. O IPMA diz que, na quarta-feira, 2 de abril, o céu estará "em geral muito nublado" e os "períodos de chuva ou aguaceiros" vão persistir, continuando a ser "acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde". A par disso, está prevista mais uma "pequena descida da temperatura máxima".
Na quinta-feira, 2 de abril, permanece tudo igual, havendo ainda a possibilidade de "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela". Mais uma vez, espera-se uma "pequena descida da temperatura" para este dia.