Ensinar os alunos a andar de bicicleta, de forma competitiva ou como um meio de transporte sustentável, é uma das apostas do programa Desporto Escolar até 2025 — um projeto que já tinha sido experiência piloto no passado ano letivo, em 31 agrupamentos, mas que este ano o governo pretende alargar a todas as escolas do 2.º ciclo, avança esta sexta-feira, 13 de agosto, o "Jornal de Notícias". 

Pedalar Lisboa. Pegue na bicicleta, junte-se a este grupo e queime calorias a conhecer a capital
Pedalar Lisboa. Pegue na bicicleta, junte-se a este grupo e queime calorias a conhecer a capital
Ver artigo

Segundo o Ministério da Educação, três milhões de euros é o que o governo vai investir na aquisição faseada de bicicletas de diferentes tamanhos que deverão começar a ser distribuídas nas escolas já em setembro.

O programa Desporto Escolar sobre Rodas tem como objetivo ensinar os alunos a pedalar dentro do recinto escolar antes de partirem para a via pública. Os alunos que pretendam frequentar esta modalidade terão acesso às bicicleta durante as horas atribuídas à atividade pelas escolas, escreve o mesmo jornal.

Além do ciclismo, a estratégia para o Desporto Escolar até 2025 aposta também no reforço da oferta de modalidades "com foco nas olímpicas e nos desportos de praia", bem como na aproximação ao desporto federado e a clubes desportivos locais, lê-se ainda no "JN".

Apesar de considerar a medida "excelente", Avelino Azevedo, presidente da Confederação Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, confessou ao "JN" que, a quase um mês do arranque das aulas, as escolas e professores ainda não sabem como irá funcionar o programa visto que não foi cedida nenhuma regulamentação.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.