Nas próximas semanas, espera-se que cheguem a Fátima as primeiras peças de roupa inspiradas na pastorinha Jacinta Marto. São feitas pela marca Modas Jacinta, sediada na Venezuela, e esta foi a primeira venda internacional concretizada pela empresa. A informação foi confirmada este domingo, 10 de outubro, pelo embaixador português em Caracas, Carlos de Sousa Amaro, à agência Lusa, citada pelo jornal "Expresso".
A marca em questão especializa-se na produção de peças únicas, de apenas um exemplar de cada desenho, e são feitas por missionários da associação religiosa ABC Prodein. "As irmãs estão muito gratas porque o primeiro cliente foi em Portugal", explicou Carlos de Sousa Amaro.
As peças em questão, blusas lisas e de várias cores consoante a coleção, têm como objetivo financiar projetos educativos e de âmbito de assistência social para crianças e adultos desfavorecidos nos bairros mais carenciados da Venezuela.
É através do valor das vendas, explica o embaixador português, que as missionárias responsáveis pela produção das peças "conseguem manter em funcionamento a escola [de Nossa Senhora do Encontro, em Loma Alto] e dar, também, instrumentos às mães, às crianças e aos meninos mais velhos, que é muito importante neste momento de crise que a Venezuela está a ultrapassar".
Roman Nadal, coordenador da visita e embaixador de França na Venezuela, fez saber que a sua representação diplomática no país abriu, há cerca de dois anos, um concurso que visava "apoiar iniciativas e projetos" que tivessem como objetivo mudar "a vida quotidiana dos venezuelanos em todas as áreas, inclusive nos setores económico, social, de proteção dos direitos humanos e de igualdade de género".
Por entre as cerca de 300 propostas, estava a da Moda Jacinta. "É importante encorajar e apoiar estas mulheres, que querem trabalhar os têxteis para desenhar coleções de moda feminina."
Maria Inês Gradiero, uma das missionárias responsáveis pela produção das peças, admitiu a "devoção especial" que todas têm por Fátima e pelos três pastorinhos.
"O nosso fundador [referindo-se ao padre Rodrigo Molina] andava sempre com um livrinho sobre as aparições da Virgem. A mensagem de Fátima é muito especial, uma profecia e uma missão", diz, citada pelo mesmo jornal.
Sobre a Moda Jacinta, descreve a marca como promotora da "dignidade, respeito e valorização da mulher".