O primeiro-ministro português, António Costa, e o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, reuniram esta sexta-feira, 4 de novembro, na Cimeira Luso-Espanhola, em Viana do Castelo. Ambos os governos assumiram o compromisso de estudar as ligações de alta velocidade entre Aveiro e Salamanca, e Faro, Huelva e Sevilha.
“Não são para amanhã nem depois, mas hoje mesmo podemos começar a estudar essas ligações para, numa próxima cimeira, podermos tomar as decisões de forma robusta e segura com calendário que obrigue os dois estados”, disse o primeiro-ministro, António Costa, ao lado de Pedro Sánchez, na conferência de imprensa, tal como escreve o "Observador".
Sobre a ligação entre Lisboa, Porto e Vigo, António Costa afirma querer continuar a “desenvolver uma infraestrutura fundamental para o transporte do futuro, para ajudar na descarbonização, permitir o transporte de mercadorias e ter a Península Ibérica mais integrada”.
A ideia já vem sendo estudada desde 2003 quando, na cimeira da Figueira da Foz, os dois governos acordaram o compromisso de avançar primeiro com a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, e Porto e Vigo, e mais tarde, com foco no transporte de mercadorias, as ligações Aveiro e Salamanca, e Faro, Huelva, e Sevilha.