A partir do dia 9 de outubro, as capitais ibéricas vão aproximar-se com nove horas de distância de comboio. O plano que já devia ter avançado há três meses — no dia 31 de julho — avança numa segunda tentativa para encurtar a duração da viagem, bem como o número de comboios que vai precisar para se deslocar.
Ainda assim, a viagem entre Lisboa e Madrid vai demorar mais tempo do que em 1989 — na altura com uma duração de 7 h58, no comboio direto Talgo Luís de Camões. No entanto, vai precisar apenas de três comboios, em vez de quatro: de Lisboa à capital espanhola vai demorar 8h48 e de Madrid à capital portuguesa, a deslocação vai demorar 9h30. Para além disso, de acordo com o "Eco", a linha leste terá duas viagens por dia e por sentido.
O percurso de Lisboa a Madrid e Madrid a Lisboa
Para viajar da capital portuguesa à capital espanhola, é preciso ir até Santa Apolónia, apanhar o Intercidades, com destino ao Entroncamento. Do entroncamento vai esperar poucos minutos até apanhar outro comboio até Badajoz. Já em território espanhol parte o comboio Intercity da Renfe que demora cerca de cinco horas até à estação de Madrid-Chamartín.
De Madrid a Lisboa terá de fazer o inverso, mas vai demorar uns minutos a mais. Na estação de Madrid-Chamartín vai apanhar um comboio até Badajoz. Ao chegar a Badajoz irá deslocar-se num comboio até Entroncamento. Finalizada a segunda viagem de comboio, o Intercidades irá levá-lo até Santa Apolónia.
De quanto em quanto tempo tenho comboio?
De acordo com o jornal "Eco", o Intercidades sai de Santa Apolónia ao 12h30 e chega ao Entroncamento pelas 13h30. Sete minutos depois, sai o comboio regional até Badajoz, com chegada pelas 17h30 (hora espanhola) a território espanhol. Já em Espanha, parte o comboio Intercity da Renfe às 17h36, com chegada pelas 22h18 a Madrid.
Na capital espanhola para Lisboa, o comboio Intercity parte às 08h30 minutos da estação de Madrid e chega a Badajoz pelas 13h24. Dez minutos depois pode apanhar o comboio regional para o Entroncamento que chegará às 15h40. Ao chegar ao Entroncamento, vai esperar 20 minutos pelo Intercidades que chegará pelas 17 horas a Santa Apolónia.
A ligação ibérica não vai estar disponível ao fim de semana. A automotora Allan, fabricada no inicio de 1950 e remodelada nos ano 1990, vai manter as ligações na linha leste.
Preços
Segundo a Diretora de Comunicação da CP, Ana Portela, os preços ainda não foram divulgados. “A CP ainda não anunciou os preços, mas estará para breve”, revela à MAGG.
A partir de 2023, a viagem entre as duas capitais ibéricas poderá ser mais rápida quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250km/h.