Há mais 21 mortes e 2.608 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quinta-feira, 15 de outubro, pela Direção-Geral da Saúde, no novo boletim epidemiológico. No total, 2.149 pessoas já morreram e outras 95.902 foram infetadas no País.
Os números desta quinta-feira surgem no mesmo dia em que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que, "se tudo correr bem", a chegada das primeiras vacinas contra o novo coronavírus deverão começar a ser comercializadas na primavera do próximo ano.
"É muito difícil, quase impossível, ter a vacina até 2020. Se tudo correr bem, nos primeiros meses de 2021 poderá haver três vacinas aprovadas pela EMA", avançou o diretor-executivo da EMA, avança a Agência Lusa, citada pelo jornal "Observador".
Quanto à disponibilização das primeiras doses, espera-se que seja feita para as "populações de risco" e que, depois, a disponibilidade vá aumentado "rapidamente após a aprovação". "Julgo que, se tivermos sorte, muitos dos que desejam ser vacinados podem fazê-lo até ao verão de 2021", continuou.
No entanto, explica o diretor da EMA, "a chegada da vacina será o início do fim da pandemia, mas não o fim", já que "só depois de um ano da vacina disponível se saberá se a pandemia" diminuiu ou não de forma significativa.