Depois de dois dias em que a chuva não deu tréguas e de uma breve pausa das cargas de água esta quinta-feira, 17 de outubro, parece que o mau tempo vai voltar. Esta sexta-feira, 18, estão previstos "períodos de chuva, em geral fraca" para a generalidade do País, sendo que se tornará "moderada" a partir do final do dia no Grande Porto, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Além disso, no sábado, 19, não mudará muita coisa. O céu estará "geralmente muito nublado" e estão previstos "períodos de chuva, em especial no litoral", continua o IPMA, acrescentando que o vento será fraco a moderado, mas que poderá soprar "por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro".
E em relação às temperaturas? Bem, as máximas não passarão dos 23ºC, registados em apenas dois distritos: Santarém e Setúbal. Lisboa e Faro ficar-se-ão pelos 22ºC e o Porto pelos 19ºC. A máxima mais baixa é aquela que se fará sentir na Guarda, que vai contar com 16ºC. Já as mínimas andarão entre os 11ºC (Guarda) e os 17ºC (Porto e Aveiro).
No domingo, 20, o cenário começa a mudar de figura. Haverá chuva, sim, mas espera-se que seja "fraca nas regiões Norte e Centro" e "mais frequente no Minho e Douro Litoral". Nos locais em que não chove, o céu vai estar nublado – maioritariamente coberto por nuvens altas.
No que diz respeito às máximas, estas parecem contar com uma ligeira subida, visto que Faro vai chegar aos 24ºC e distritos como Lisboa e Setúbal se vão fixar nos 23ºC, bem como o Porto, que ascende aos 21ºC. Por outro lado, as mínimas vão descer: a Guarda, distrito que vai contar com a mais baixa, não passará dos 9ºC, e a mais alta acontece em Faro, que se fixa nos 16ºC (menos 1ºC que o dia anterior).