Depois de a tempestade Kirk ter feito mazelas mais a norte do País, parece que o tempo está para piorar em todo o território português. A partir desta sexta-feira, 11 de outubro, todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo por causa da chuva, à exceção de Faro, que contará com aviso laranja, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A partir das 3 horas da manhã de sexta-feira, o aviso amarelo estará em vigor em todo o continente, com diferentes durações, sendo que em Bragança e Guarda permanece até às 15 horas, e em Braga, Coimbra, Porto e outros distritos até às 21 horas. Nos distritos de Lisboa e Setúbal, por exemplo, o aviso prolonga-se até sábado, 12. Faro e Beja também terão aviso amarelo por trovoada até às 15 horas de sexta-feira.
Logo na sexta-feira, o céu estará "geralmente muito nublado" e o dia vai ser recheado de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas", persistindo ainda um "vento fraco a moderado". No que diz respeito às temperaturas, as máximas vão estar compreendidas entre os 13ºC (Guarda) e os 25ºC (Setúbal, Santarém e Leiria), enquanto as mínimas poderão ser tão baixas quanto 7ºC, algo que acontece em Bragança.
No fim de semana, que começa no sábado, 12 de outubro, o cenário começa a mudar de figura aos poucos. Nesse mesmo dia, estão previstos "períodos de muita nebulosidade", tornando-se o céu gradualmente "pouco nublado na região norte a partir da tarde". Contudo, continuam previstos "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas", especialmente nas regiões centro e sul".
Mais uma vez, os termómetros de sábado não vão passar dos 25ºC, algo que acontece em distritos como Braga e Aveiro. Lisboa, Setúbal e Porto vão fixar-se nos 22ºC. Quanto às mínimas, estas encontrar-se-ão ligeiramente mais elevadas do que no dia anterior, indo dos 11ºC (Guarda) aos 18ºC (Faro).
No domingo, 13 de outubro, a chuva deverá continuar a fazer-se sentir na generalidade do território português, mas as temperaturas estarão relativamente mais elevadas. No que diz respeito às máximas e mínimas, Lisboa vai fixar-se nos 23ºC e 18ºC, Setúbal nos 26ºC e 17ºC, Porto nos 24ºC e 16ºC e Faro nos 21ºC e 17ºC, respetivamente.
Para que possa viver os dias de chuva com tranquilidade, a Proteção Civil aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adoção de uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas.