O XXIV Governo Constitucional está oficialmente em funções. A tomada de posse aconteceu esta terça-feira, 2 de abril, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Sem os líderes dos partidos da esquerda (PS, Bloco de Esquerda, PCP e Livre), Luís Montenegro tomou posse, bem como os seus 17 ministros, 10 homens e 7 mulheres.
Não se sabe se o 15º primeiro-ministro constitucional terá combinado com o seu executivo ou não, mas o tom da sua gravata, o azul, foi usado por 6 dos seus dos seus ministros. Exceção para Paulo Rangel, António Leitão Amaro, Nuno Melo e José Manuel Fernandes, que optaram por outras cores. As ministras do novo governo optaram por preto, branco ou a combinação dos dois tons, com exceção para Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e da Modernização, que escolheu um vestido roxo.
E ainda falando de cores, Marcelo Rebelo de Sousa surgiu na tomada de posse, a terceira desde que é presidente da República, com uma gravata verde, cor que significa esperança. A mesma esperança e confiança que Luís Montenegro expressou no seu discurso, quando garantiu: "este governo está aqui para governar os 4 anos e meio da legislatura".
Na próxima sexta-feira, 5 de abril, tomam posse os secretários de Estado, cujos nomes ainda não são conhecidos.