Esta terça-feira, 16 de janeiro, todo o País (inclusive as ilhas) está em alerta amarelo, aviso emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Porém, na quarta-feira, a situação piora, evoluindo para laranja.
O alerta laranja significa, para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", e vai estar em vigor na zona costeira (Setúbal, Lisboa, Leiria e também Madeira) devido à passagem da depressão "Irene".
Prevê-se chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada — mas a tempestade não vai durar. De acordo com as previsões do IPMA, no fim de semana o sol já vai espreitar por entre as nuvens, de uma forma generalizada. Até sábado a chuva continuará, mas depois vai dar tréguas.
Em Lisboa, os termómetros vão alcançar os 15ºC e descer até aos 5ºC no domingo, 21 de janeiro. No Porto, ao longo da semana, descerão até aos 4ºC. Em Faro, vão oscilar entre os 8ºC e os 18ºC. Em Leiria, entre os 2ºC e os 18ºC, em Bragança, entre os -4ºC e os 12ºC, na Madeira entre os 14ºC e os 22ºC e nos Açores entre os 12ºC e os 18ºC.