Joana Pinto da Costa já não é colaboradora do Futebol Clube do Porto. A filha mais nova de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, fruto do casamento com Filomena Morais, rescindiu o contrato de trabalho e não solicitou pagamentos adicionais, como avança o "Correio da Manhã". A profissional pertencia aos quadros da Porto Comercial, exercendo funções no departamento de marketing.
Nas eleições para a presidência do Futebol Clube do Porto, a 27 de abril deste ano, Pinto da Costa perdeu para André Villas-Boas. A seguir ao pai, Joana Pinto da Costa deixa o clube, onde trabalhava na área do marketing desde 2011, sendo que a sua saída foi estabelecida pela anterior direção, como refere o jornal "Record".
Licenciada em Gestão Desportiva, Joana Pinto da Costa trabalhava na área do marketing do clube há mais de 10 anos. Em 2019, casou-se com Vítor Martins, ex-treinador do Académico de Viseu, como menciona o jornal "A Bola", e também da equipa do Leixões. O seu casamento deu frutos, e o casal teve três filhos: Jasmin, de 4 anos, Irís, nascida há dois anos e Benjamim, nascido no ano passado, em 2023.
Após a sua licenciatura, Joana Pinto da Costa integrou o clube do pai, que foi presidente ao longo de 42 anos. Pinto da Costa, de 86 anos, ao revelar a conversa que teve com a filha antes das eleições, recordou que esta nasceu em 1987, ano marcante não só a nível pessoal, como profissional, uma vez que foi o ano em que o clube se consagrou campeão europeu pela primeira vez, como refere o jornal "O Jogo".
"A minha filha, às vezes, tem um bocadinho de ciúmes do Porto, do tempo em que eu estou dedicado ao Porto, ela acha que devia dedicar a ela e aos netos. E se calhar tem razão. Mas é o destino", acrescentou, como refere o jornal desportivo.
André Villas-Boas é, agora, o novo presidente do Futebol Clube do Porto, após conquistar mais de metade dos votos, rondando os 70% e os 80%, como salienta o jornal "Record".