Apesar de, atipicamente, em novembro, ainda ter sido possível jantar numa esplanada ou sair de casa sem várias camadas de roupa, a primeira semana de dezembro traz chuva e descida de temperaturas, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este domingo, 1 de dezembro, a maior parte do arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo e aproxima-se do laranja, segundo o “JM Madeira”, devido à precipitação. A chuva mais intensa sentiu-se entre as 12 horas e as 13 horas, com impactos significativos nos concelhos de Santana, São Vicente e Porto Santo.
Na segunda-feira, 2, o céu estará “muito nublado” haverá “aguaceiros dispersos, mais prováveis nas regiões norte e centro e a partir da tarde, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, em especial no litoral norte”. No sul do País, a temperatura máxima vai descer ligeiramente.
Os termómetros vão oscilar entre os 6ºC em Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda e os 21ºC em Sagres, Sines e Setúbal. Em Lisboa, a mínima é de 12ºC e a máxima de 20ºC, enquanto no Porto a mínima é de 11ºC e a máxima de 18ºC.
Na terça-feira, 3, haverá “períodos de céu muito nublado”, sendo que tal não acontecerá no sul e centro a partir da manhã. Já a partir do fim da tarde, no litoral norte, poderá chover. A temperatura vai descer ligeiramente.
Em Portugal continental, os termómetros vão oscilar entre os 2ºC em Bragança e Guarda e os 20ºC em Faro. Em Lisboa, a mínima é de 11ºC e a máxima de 17ºC, enquanto no Porto a mínima é de 7ºC e a máxima de 15ºC.
No dia seguinte, à exceção do sul, haverá “períodos de céu muito nublado” e poderá chover no litoral norte e centro. Ao contrário dos dias anteriores, a temperatura vai subir ligeiramente no norte e centro, principalmente a mínima no Minho e Douro litoral.
Na quinta-feira, 5, o céu continua “muito nublado”, menos no sul a partir da tarde. Apesar de haver uma “pequena subida da temperatura mínima”, haverá “neblina ou nevoeiro matinal e para o final do dia”.