O calor veio para ficar e as temperaturas vão subir bastante nos próximos dias. Os termómetros vão rondar os 30.ºC em todos os distritos do País, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para o último dia útil da semana está previsto céu limpo, acompanhado de uma subida significativa das temperaturas. Para a zona de Lisboa os termómetros poderão chegar aos 35ºC, sendo que no Porto a máxima prevista é de 28.ºC.

Ainda vai a tempo de umas férias tardias. Éden Resort mantém-se aberto até janeiro para receber as famílias
Ainda vai a tempo de umas férias tardias. Éden Resort mantém-se aberto até janeiro para receber as famílias
Ver artigo

No sábado, a previsão aponta para “céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã”. Em Lisboa as máximas vão manter-se nos 35ºC, sendo que no Porto vão aumentar cerca de três graus relativamente a sexta-feira. Para domingo antevê-se um dia com céu limpo e com as temperaturas a não variar muito do que está previsto para sábado.

Os distritos com previsão de temperatura mais elevada são Évora e Beja, que podem chegar aos 36ºC. Relativamente às mínimas, Bragança apresenta o valor mais baixo, com os termómetros a bater nos 12ºC. Nos restantes distritos do País, as temperaturas mínimas apresentam valores perto dos 20ºC.

O tempo vai ser influenciado por uma “intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, associada ao transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no Norte de África”. Esta é a explicação para este aumento significativo nas máximas, que estão cerca de “cinco a oito graus acima dos valores médios habituais para esta altura do ano”, lê-se no jornal "Observador". O calor que se vai fazer sentir pode contribuir para um agravamento de risco de incêndio.