O que nos pode contar sobre a utilização da tecnologia nos setores tradicionais? De que forma a BAT tem utilizado a tecnologia?
Acredito que a tecnologia não só molda, como tem impacto direto na nossa vida e nas nossas escolhas. O mundo tem evoluído neste sentido e as necessidades das pessoas também, pelo que as empresas têm feito um verdadeiro esforço para se adaptarem a esta transformação e apresentar soluções que vão ao encontro das necessidades e exigências da sociedade. Na BAT sabemos que o mundo está em constante mudança, razão pela qual o nosso negócio está numa verdadeira jornada de transformação com a missão clara de construir Um Amanhã Melhor reduzindo o impacto do nosso negócio na saúde. Para isso, temos feito evoluir a nossa estratégia com foco nas Novas Categorias que não existiriam sem muita investigação, ciência e inovação. Temos uma equipa de 1.500 especialistas em Investigação & Desenvolvimento (I&D) focada em oferecer outras alternativas aos consumidores adultos, como os produtos de tabaco aquecido. Por esta razão, decidimos lançar, em 2022, em Portugal, o nosso glo™ Hyper +, que apresenta uma avançada tecnologia de aquecimento.

Como é que trabalhar numa indústria tão desafiante?
A BAT não é só mais uma empresa. Temos vindo a caminhar no sentido de nos tornarmos numa empresa de bens de consumo de alto crescimento: global, centrada no consumidor e nos colaboradores, multicategoria, que aposta na inovação e na ciência e com a sustentabilidade no centro das nossas ações. Trata-se de uma experiência de trabalho muito completa a todos os níveis, mas também muito desafiante.

Como é que o papel da mulher no setor da tecnologia se tem vindo a alterar?
Acredito verdadeiramente que a diversidade e a igualdade contribuem de forma bastante positiva para o sucesso de uma organização, não só pelo lado mais humano da sua constituição, mas também pelo reflexo que estas sinergias têm no impacto de modelo de negócio a longo prazo. Acredito que é importante atrair mais perfis para a tecnologia, e, por esta razão, não poderia estar mais feliz por fazer parte de uma empresa cuja estratégia passa por aqui.

Entrevista a Natalia Basterrechea Oñate. Como a ciência e a inovação estão a ajudar a BAT a construir Um Amanhã Melhor

Como é trabalhar numa empresa diversificada e preocupada com o colaborador?
Na BAT, estamos comprometidos em promover um local de trabalho agradável, seguro, igualitário e saudável para todos os nossos colaboradores. Temos uma abordagem bem estabelecida para atender a estes valores. Para sermos uma empresa verdadeiramente global, temos de ter uma cultura com valores globais e diversificados. A BAT é uma empresa Top Employer que oferece um local de trabalho que inspira mais de 52 mil colaboradores em todo o mundo. Estamos empenhados em aumentar a proporção de mulheres em equipas de liderança sénior para 40% e em cargos de gestão para 45% até 2025 e em alcançar, pelo menos, 50% de diferentes nacionalidades nas principais equipas de liderança. No total, o Grupo conta com mais de 140 nacionalidades representadas a nível de gestão. Valorizamos a diversidade pois estimula a inovação, a criatividade e diferentes formas de pensar. Temos ainda uma Política de Saúde e Segurança cujo objetivo passa por aplicar os melhores padrões internacionais de boas práticas.

A BAT opera num amplo espectro de campos científicos, incluindo a biologia molecular, toxicologia e química, e é esta amplitude de conhecimentos que alimenta a inovação e a aprendizagem que faz da BAT uma indústria líder. A BAT tem mais de 1500 especialistas em I&D de 40 nacionalidades, muitos dos quais concentrados na investigação e no desenvolvimento de futuros produtos. O principal centro de I&D da BAT encontra- se em Southampton, no Reino Unido, e é apoiado por mais de 40 toxicólogos, 600 cientistas e engenheiros, e 200 parceiros internos.

E em relação especificamente às mulheres, a BAT conta com programas específicos internamente para impulsionar o seu papel dentro da organização?
Temos o programa Mulheres na Liderança e orgulhamo-nos disso. Em 2021, 47% das nossas contratações a nível de gestão externa foram mulheres. As mulheres constituíram 51% da nossa admissão de recém-licenciados em 2021. A representação de mulheres em equipas de liderança sénior foi de 27% em 2021 e, neste momento, as mulheres representam 39% de todos os cargos de gestão a nível mundial. Graças a este programa e aos programas da escola de negócios INSEAD que oferecemos, também apoiamos o desenvolvimento de mais de 730 colaboradoras.

Além disso, a iniciativa Mulheres STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) utiliza parcerias externas e plataformas internas de aprendizagem e desenvolvimento, com o objetivo de atrair, desenvolver e manter mais mulheres nas funções de Investigação & Desenvolvimento, Operações e Soluções Digitais e de Negócios. Os programas de desenvolvimento, formação e orientação para mulheres ajudaram a alcançar um maior número de promoções entre colaboradores nos últimos três anos. Estes dados revelam como uma cultura organizacional sólida e diversificada contribui para o sucesso de uma empresa e para a construção de Um Amanhã Melhor.