Entre 28 de outubro e 1 de novembro, vários comerciantes viram dinheiro a desaparecer das suas contas devido a um problema nos terminais de pagamento automático da rede SIBS, a entidade responsável pela gestão das máquinas de pagamentos nas lojas.
Este erro fez com que o dinheiro pago pelos clientes ficasse disponível na conta dos comerciantes antes de desaparecer de forma imediata e sem explicação aparente, avança o jornal "i". Todo o dinheiro que desapareceu dizia respeito as valores faturados ao longo desses dias através de pagamentos por cartões de crédito ou de débito.
A SIBS já admitiu o problema e esclareceu os motivos que conduziram a esta falha técnica. Tratou-se, afinal, de "intervenção técnica programada [a 28 e 29 de outubro] que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos na rede multibanco, originou um constrangimento inesperado nos fechos contabilistas de terminais de pagamento automático multibanco em alguns comerciantes", escreve o jornal "Expresso", citando a empresa.
Apesar disso, a empresa garante que a grande maioria dos comerciantes afetados por este problema já receberam nas suas contas as devoluções respetivas referente ao período em que o problema se verificou.
No entanto, a SIB admite que há ainda "um número residual de casos aos quais estão ainda a ser aplicados os procedimentos necessários", não adiantando muito mais sobre quando espera solucionar o casos de todos os comerciantes que ainda aguardam a restituição do dinheiro.