Entre 28 de outubro e 1 de novembro, vários comerciantes viram dinheiro a desaparecer das suas contas devido a um problema nos terminais de pagamento automático da rede SIBS, a entidade responsável pela gestão das máquinas de pagamentos nas lojas.

Este erro fez com que o dinheiro pago pelos clientes ficasse disponível na conta dos comerciantes antes de desaparecer de forma imediata e sem explicação aparente, avança o jornal "i". Todo o dinheiro que desapareceu dizia respeito as valores faturados ao longo desses dias através de pagamentos por cartões de crédito ou de débito.

Cuidado se usa MB Way. Esquema de burlas já roubou mais de três milhões de euros em Portugal
Cuidado se usa MB Way. Esquema de burlas já roubou mais de três milhões de euros em Portugal
Ver artigo

A SIBS já admitiu o problema e esclareceu os motivos que conduziram a esta falha técnica. Tratou-se, afinal, de "intervenção técnica programada [a 28 e 29 de outubro] que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos com o intuito de não causar impactos na rede multibanco, originou um constrangimento inesperado nos fechos contabilistas de terminais de pagamento automático multibanco em alguns comerciantes", escreve o jornal "Expresso", citando a empresa.

Apesar disso, a empresa garante que a grande maioria dos comerciantes afetados por este problema já receberam nas suas contas as devoluções respetivas referente ao período em que o problema se verificou.

No entanto, a SIB admite que há ainda "um número residual de casos aos quais estão ainda a ser aplicados os procedimentos necessários", não adiantando muito mais sobre quando espera solucionar o casos de todos os comerciantes que ainda aguardam a restituição do dinheiro.