O mercado imobiliário tem notado uma crescente procura ao longo dos últimos anos, tanto na compra como no arrendamento de casas. Segundo o portal Idealista, a cidade de Santarém é o local mais rentável para apostar no mercado de arrendamento, com 7,6%.
Seguem-se cidades como Viana do Castelo (7,2%), Leiria (6%), Coimbra (5,9%), Braga (5,6%), Funchal (5,2%), Setúbal (5,1%), Viseu (5,1%) e Porto (4,7%) que apresentam uma das maiores rentabilidades no mercado de arrendamento de habitações português.
Porém, cidades como Lisboa (3,8%), Aveiro (4,3%) e Faro (4,5%) são as áreas de Portugal mais fracas ao nível da rentabilidade neste setor.
E como é que se chega a estes números? O portal de arrendamento explica que é necessário dividir o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no terceiro trimestre de 2022. O resultado desta divisão é então a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário, tal como refere o Idealista.
Ainda nesta mesma recolha de dados feita pelo portal, concluiu-se que lugares como escritórios (que têm uma rentabilidade de 9,2%) são os mais rentáveis quando se fala no mercado de arrendamento. Seguem-se espaços de lojas (8,6%) e garagens (6,5%).