O fim de semana de Carnaval não vai ter temperaturas de samba, mas quase. Sábado e domingo, dias 18 e 19 de fevereiro, os termómetros sobem em todo o País, com zonas a chegar aos 24°C, como Aveiro e Braga, mas o céu vai continuar nublado e com possibilidade de aguaceiros em algumas regiões, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nestes dias, haverá “poeiras em suspensão", provenientes de África, mas deverão ser "baixas a moderadas", revela Jorge Ponte, meteorologista do IPMA, ao “Público”.

Acabou-se o frio este inverno. A segunda temporada de "Sex / Life" está quase a estrear (vídeo)
Acabou-se o frio este inverno. A segunda temporada de "Sex / Life" está quase a estrear (vídeo)
Ver artigo

No sábado, dia 18 de fevereiro, o céu estará “pouco nublado na região norte” e haverá “aguaceiros, mais prováveis na região sul”. As temperaturas mínimas do País variam entre os 2°C e os 13°C e as temperaturas máximas oscilam entre os 13°C e os 23°C. A zona costeira de Faro vai estar sob aviso amarelo, devido à agitação marítima até às 15 horas, e haverá "poeiras em suspensão", especialmente na região sul a partir da tarde.

No mesmo dia, na Grande Lisboa, haverá “períodos de céu muito nublado”, com possibilidade de aguaceiros. Por um lado, a temperatura mínima vai aumentar e, por outro, a máxima mais diminuir. Já no Grande Porto, o céu estará “pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir do meio da tarde”. Em ambos, o vento será “em geral fraco”.

No domingo, dia 19 de fevereiro, as temperaturas mínimas do País variam entre os 5°C e os 12°C e as temperaturas máximas oscilam entre os 15°C e os 24°C. Haverá “períodos de céu muito nublado”, com possibilidade de aguaceiros, mas “em geral fracos”. O vento será fraco a moderado (até 45 km/h) e por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Também se irá sentir um “acentuado arrefecimento noturno”, além de a temperatura mínima nas regiões centro e sul descer ligeiramente e da temperatura máxima subir um pouco. As “poeiras em suspensão” afetarão sobretudo as regiões centro e sul.