Graças ao bom tempo que já fomos sentindo nos últimos tempos, fomos levados a pensar que já estávamos no verão. Mas não estamos – e prova disso é que, este fim de semana, que se inicia a sábado, 27 de maio, a trovoada e a chuva estão de volta para impedir as idas à praia.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todos os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada, durante este sábado. "Aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas regiões norte e centro" é aquilo que está previsto para todo o território português, que pode até chegar a contar com a queda de granizo e rajadas fortes de vento.
Apesar disto, vai registar-se uma "pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro". Isto significa que os termómetros vão oscilar entre os 19ºC, na Guarda, e os 27ºC, em Évora, com os distritos de Lisboa e do Porto a fixarem-se nos 21ºC e nos 22ºC, respetivamente, no que às máximas diz respeito. Quanto às mínimas, estas não vão passar dos 16ºC.
Já no domingo, 28, o cenário não muda propriamente de figura. Ainda que todos os avisos amarelos sejam levantados, os "aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes", continuarão a fazer-se sentir, sendo também acompanhados de trovoada e de uma pequena descida da temperatura, de acordo com o IPMA.
As temperaturas máximas do País não passarão dos 24ºC, que se registam em Évora, e as mínimas dos 16ºC, em Aveiro. Os Açores e a Madeira também não se escapam da chuva e da trovoada, contando também com máximas de 21 e de 24ºC, respetivamente.