Para as eleições autárquicas, o escolhido pelo Chega para a corrida em Cascais será João Rodrigues dos Santos, irmão de José Rodrigues dos Santos, jornalista e pivô do "Telejornal" da RTP1. A escolha do candidato visa substituir o atual vice-presidente do partido, Diogo Pacheco de Amorim, que passa a ser o "número um para a Assembleia Municipal", segundo fontes locais e nacionais do partido à Agência Lusa, citados pelo "Jornal de Notícias".
Esta troca "partiu da própria concelhia", mas terá havido uma "perfeita articulação com a distrital de Lisboa, o novo candidato e Pacheco de Amorim que é, também, o ideólogo da força política conotada com a extrema-direita.
João Rodrigues dos Santos, 51 anos, é formado em Relações Internacionais e até 2012 trabalhou entre Bruxelas e Portugal, junto de instituições europeias. Em Cascais, local onde vive desde a adolescência, dedicou-se à presidência de associações de moradores e do Grupo Sportivo de Carcavelos, escreve o jornal "Público".
Além dele e de Nuno Graciano, que o partido escolheu para a corrida a Lisboa, o Chega conta também com Nuno Afonso, 45 anos, que atualmente desempenha as funções de coordenador autárquico do partido. Segundo as mesmas fontes locais e nacionais, Afonso é considerado o "número dois do Chega, logo a seguir ao amigo, fundador e presidente", André Ventura.
Embora a data das eleições autárquicas ainda não tenha sido anunciada, espera-se que decorra entre setembro e outubro. O PSD, no entanto, vai propor um projeto-lei que permita o adiamento do período eleitoral para entre novembro e dezembro.