O Chega soma e segue nas polémicas a caminho das autárquicas de 2025. Depois da acusação imputada a um candidato do partido por alegadamente abastecer o carro pessoal com o cartão do INEM e das críticas de André Ventura ao presidente da República pela ida à que este achava ser uma festa de hambúrgueres na Alemanha, eis que surge mais uma. Desta vez, na Chamusca e com uma protagonista inesperada.
Chama-se Íris Ascensão, tem 28 anos e é candidata a sexta vereadora pelo Chega. O que a distingue é uma conta ativa no OnlyFans, plataforma de subscrição paga conhecida por alojar conteúdos de cariz sexual e na qual a candidata não esconde a sensualidade. As fotografias já circulam nas redes sociais e até em grupos de WhatsApp, acompanhadas de comentários e ataques.
A própria já veio a público responder às críticas, em entrevista ao "Correio da Manhã". “Não estou a cometer nenhum crime. Atacar por esta via é golpe baixo”, disse, rejeitando a ideia de que a sua vida pessoal interfira com a política. Para a candidata do partido, as opiniões que têm corrido online são apenas isso: opiniões e, acrescenta, de pessoas que “não sabem nada da sua vida”.
Questionada sobre a escolha pelo partido de André Ventura, a candidata afirma que entrou “com autenticidade, simplicidade e propósito”, prometendo deixar a sua marca na política local. “O caminho faz-se para a frente. E o meu é com o Chega”, rematou, citada pela mesma publicação.
Se os adversários políticos vão usar a conta de OnlyFans como arma eleitoral ou se a polémica acabará por se dissipar, ainda é cedo para dizer. Para já, certo é que a corrida autárquica na Chamusca ganhou uma polémica inesperada. E estas fotos da candidata comprovam-no.