
O fenómeno das encomendas perdidas, que está por todo o TikTok, chegou a Guimarães. Tem entre esta terça-feira, 15 de abril, até domingo, 20, para tentar a sua sorte, graças ao primeiro espaço pop-up da King Colis em Portugal.
No fundo, esta aventura consiste em comprar encomendas que não foram entregues ou reclamadas, sem saber que conteúdos contêm. O fator mistério pode culminar em conseguir produtos de alta tecnologia, roupas de marca, sapatos, relógios, artigos em pele, produtos de beleza, gadgets, entre outros objetos, a preços de saldo.
Este pop-up de seis dias está a acontecer no centro comercial Espaço Guimarães, mais precisamente na praça principal, junto à H&M, entre as 11 e as 21 horas. É proibido abrir as encomendas antes da compra e tem dez minutos para escolher os pacotes que quiser.
No total, são mais de dez as toneladas de pacotes perdidos que pode adquirir. A venda das embalagens é feita ao peso, sendo que 100 gramas standard custam 1,90€ e 100 gramas premium custam 2,79€. No TikTok, são vários os vídeos feitos por quem arrisca, a mostrar o que ganhou.
A entrada é livre e acessível a todos, mas os menores deverão ser acompanhados por um adulto. Esta experiência irrepetível, com stock limitado, é uma iniciativa da start-up francesa King Colis, que assume como missão o combate ao desperdício.
Todos os anos, milhões de encomendas desaparecem por diversas razões. Antes, as encomendas não entregues eram destruídas pelas empresas de logística responsáveis pelo transporte, mas desde 2023 que são compradas pela King Colis para terem uma nova vida.
São postas à venda no website da marca, durante eventos especiais ou em espaços pop-up como este, que surgem em centros comerciais na Europa, como já foi o caso de Paris, Roma, Madrid, Viena, Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Berlim.