Os estabelecimentos da zona de Santos, em Lisboa, vão encerrar às 23h já a partir desta quinta-feira, 23 de setembro, e até domingo. A medida, que foi anunciada por Luís Newton, presidente da junta de freguesia da Estrela, pretende prevenir os ajuntamentos que se têm verificado nas últimas semanas.

Esta decisão tem como objetivo apoiar o trabalho da Polícia de Segurança Pública e evitar os "ajuntamentos a partir das 2h", adiantou Newton à Lusa, tal como escreve o "Público".

Desacatos em Lisboa. Jovens atiram pedras e garrafas à polícia após fecho de bares
Desacatos em Lisboa. Jovens atiram pedras e garrafas à polícia após fecho de bares
Ver artigo

O autarca explica que este "teste piloto" conta com "consenso" dos empresários da zona e que, a partir das 23h desta quinta-feira, as autoridades vão criar uma área delimitada na zona.

"[Os empresários] disponibilizaram-se a fazer um [teste] piloto, para experimentar esta intervenção que só faz sentido ocorrer se contar com o envolvimento da PSP e assim facilitar a sua acção, no âmbito da manutenção da ordem pública e para evitar ajuntamentos", acrescentou Luís Newton à mesma publicação.

A junta de freguesia vai também colaborar com a operação, com uma equipa de fiscais que irá verificar o encerramento dos estabelecimentos à hora estabelecida.

Zonas de diversão noturna da capital como Santos, Cais do Sodré e Bairro Alto têm sido o epicentro de ajuntamentos, desacatos noturnos e também situações de criminalidade violenta, como assaltos e esfaqueamentos.