Na data em que se assinala o dia dos Namorados, 14 de fevereiro, a PSP lança uma campanha de sensibilização contra a violência no namoro e dá conta dos números registados em 2021: "Mais de 2.215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino", apontou a direção nacional da PSP num comunicado enviado à agência Lusa, citado pelo "Diário de Notícias".
A este número juntam-se mais 1.105 crimes registados no ano passado em todas as faixas etárias, 332 com idade até aos 24 anos, de acordo com dados avançados pela GNR que, também esta segunda-feira, 14, avança com a campanha #VaisParar até 20 de fevereiro.
Através das ações, a GNR pretende combater "comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces". O foco nos mais jovens tem como objetivo alertar para qualquer tipo de violência (psicológica, emocional, física, social ou sexual) em idades precoces pelo facto de a sua aceitação poder comprometer no futuro "as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto".
No mesmo sentido, a PSP refere que "a intervenção precoce é um dos princípios de atuação consagrado na legislação de menores em Portugal e, particularmente nesta matéria, são reconhecidos os efeitos negativos na formação da personalidade e referências sociais das crianças quando expostas à violência em ambiente familiar", disse em comunicado, pelo que as ações de sensibilização vão decorrer até 25 de fevereiro no âmbito do Programa Escola Segura. A campanha vai assim dirigir-se à faixa etária dos 13 aos 18 anos.