A imagem começou a circular esta quinta-feira, 31 de outubro, nas redes sociais. Para celebrar o Halloween, a McDonald's Portugal lançou uma nova campanha promocional que permitia a todos os clientes receberem um gelado Sundae de oferta na compra de outro. O slogan que apresentava a promoção e que gerou duras críticas continha apenas três palavras: "Sundae bloody sundae".
A frase faz alusão ao acontecimento trágico de 1972, na Irlanda do Norte, em que soldados britânicos dispararam sobre 28 civis durante uma marcha de protesto que opôs manifestantes católicos, protestantes e o exército. Do confronto, que ficou conhecido como Domingo Sangrento, resultaram 14 mortes — em que seis eram crianças.
Nas redes sociais, as críticas não se fizeram esperar. Fintan Walsh, editor do jornal irlandês "Limerick Leader", criticou a campanha de promoção da marca em Portugal e alertou para o contexto em que se baseou.
"Odeio ter de vos fazer isto, McDonald's, mas [a frase] Sunday Bloody Sunday é sobre um massacre que aconteceu em Derry em 1972", escreveu na sua conta oficial de Twitter.
Jorge Miguel Gomes, coordenador nacional da VOST, a Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência, foi um dos primeiros a dar o alerta no Twitter. "Para quem não percebe o que está em causa: é uma promoção de 2 por 1 que usa o massacre de crianças como tema, uma massacre que ainda hoje é uma ferida aberta na Irlanda", escreveu.
Contactada pela MAGG, a McDonald's Portugal confirmou a veracidade das imagens e da campanha publicitária mas defende que a ideia nunca foi "estabelecer qualquer ligação a eventos históricos" ou "insultar alguém".
"Para promover a gama de galados Sundae e celebrar o Halloween, alguns restaurantes McDonald's implementaram uma ativação local para assinalar esta data com os seus consumidores. O objetivo desta ativação foi comemorar o Halloween e a marca nunca teve o intuito de estabelecer qualquer ligação a eventos históricos ou, de alguma forma, insultar alguém", lê-se no comunicado enviado à MAGG.
E continua: "Lamentamos, sinceramente, qualquer ofensa que esta ativação possa ter causado. O material desta ativação local já foi removido dos restaurantes", garantem, embora não seja claro em que restaurantes é que a ativação estava em vigor.