Semaglutido (nome da substância ativa) é um medicamento comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e usado para o tratamento da diabetes tipo 2. Depois de viralizar nas redes sociais, o medicamento passou a ser usado de forma desregrada para a perda de peso, provocando a ruptura do stock e o disparo da despesa do SNS.

Injeções para diabetes são usadas na luta contra a obesidade (e não para "perder uns quilinhos"). Perceba os riscos
Injeções para diabetes são usadas na luta contra a obesidade (e não para "perder uns quilinhos"). Perceba os riscos
Ver artigo

Uma embalagem de semaglutido em Portugal custa cerca de 120€ mas como é comparticipado em 90% para o tratamento da diabetes, fica a custar 12€ com receita médica. Com o aumento da procura do produto, segundo a Infarmed, só nos primeiros sete meses de 2022, o medicamento custou ao SNS 18,2 milhões de euros, mais do dobro do que no ano anterior, passando assim a ser o medicamento cuja despesa cresceu mais. 

Apesar de o semaglutido ser apenas indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, em Portugal há médicos que o receitam para a perda de peso, em casos de obesidade. No entanto, a inesperada corrida às farmácias e o sucesso de vendas está a dificultar a procura do medicamento por pessoas diabéticas, obrigando-as a percorrer várias farmácias para o encontrar.

Recentemente, Elon Musk confirmou publicamente que tem usado o medicamento para perder peso. O patrão da Tesla revelou, em resposta a uma internauta, que estava a tomar Wegovy (medicamento que tem semaglutido como princípio ativo) e a fazer jejum.

No TikTok, milhares de jovens partilharam vídeos da experiência com o medicamento, mostrando as diferenças que sentem no corpo e a perda de peso semanal. Os utilizadores da rede social alegam também que o medicamento pode ter sido usado no processo de emagrecimento de Kim Kardashian. 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.