Isabel Gomes Sarmento, a mulher mais velha do País, morreu na quinta-feira, dia 12 de janeiro, aos 112 anos. Sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internada no Hospital de Amarante desde segunda-feira, dia 9, onde acabou por morrer.
A idosa celebrou o 112º aniversário no dia 27 de dezembro, rodeada da família e sempre servida de vinho do Porto, refere o “Notícias ao Minuto”. “Aprendeu a costurar, a fazer croché, as lides domésticas, gostava de dançar, de conversar, tinha bom coração, porém, ninguém a torcia. No leva e traz do quotidiano conheceu o homem da sua vida: António Gomes Cardia", contou o Município de Moimenta da Beira no seu último aniversário.
A morte da idosa foi confirmada na página de Facebook da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, referindo que Isabel Sarmento foi, “durante os últimos seis meses, segundo a Wikipédia, a pessoa mais idosa de Portugal”. Anunciaram, também, que o funeral será esta sexta-feira, 13, às 15 horas, no cemitério de Vila da Rua.
Isabel Sarmento nasceu no Brasil e era filha de emigrantes. Era natural de Moimenta da Beira, em Viseu, mas vivia em Amarante. Nasceu em 1910 e teve cinco filhos, quatro raparigas e um rapaz. Tinha, ainda, seis netos, sete bisnetos e uma trineta.