Desde quinta-feira, 29 de outubro, que os motoristas da Uber a operar na Área Metropolitana de Lisboa já podem alterar o preço das viagens. Com esta nova medida, que passa pela ativação de um multiplicador por parte do condutor, a tarifa pode ficar cerca de 30% mais barata ou custar o dobro de uma viagem normal. O multiplicador tem em conta o valor da tarifa base, bem como a distância e o tempo até ao destino escolhido pelo cliente.
Isto significa que, a partir de agora, uma viagem que custe cinco euros pode vir a custar um máximo de dez euros ou um mínimo de 3.50€. O valor final vai depender sempre do multiplicador usado pelo motorista que pode ser aplicado a qualquer altura do dia e em qualquer ponto da cidade de Lisboa. Mas é o cliente quem decide se aceita a nova tarifa no momento em que pedir um carro através da aplicação da Uber.
É que no momento do pedido, o utilizador vai continuar a ter acesso ao valor final da viagem e poderá confirmar se está a ser aplicado algum multiplicador que aumente ou reduza a tarifa.
No caso de aplicado um aumento ou um desconto e o utilizador recusar a tarifa, o motorista receberá sempre um alerta com essa informação na sua aplicação.
A opção de aplicar um multiplicador a viagens passa a estar disponível nos serviços Uber X, UberXL, Uber Star, Uber Green e Uber Comfort e, por enquanto, apenas na Área Metropolitana de Lisboa.
No caso de os motoristas estipularem uma tarifa acima daquilo que a média dos utilizadores quiserem pagar, essa informação será transmitida a todos os condutores através da aplicação.