Na batalha entre Porto e Lisboa, a minha opinião é neutra e vale o que vale. Sou do norte, mais especificamente de Santa Maria da Feira, uma cidade a cerca de 20 quilómetros do Porto. Estudei no Porto e frequentei esta cidade diariamente durante três anos, em Lisboa vivo há três meses e posso garantir que me adaptei facilmente — só o meu sotaque é que não.
Comparar as duas cidades não faz sentido, dado que nunca evoluíram em igualdade de circunstâncias. Mas a rivalidade é antiga e não se fica apenas pelos clubes de futebol. Tal como acontece entre Madrid e Barcelona, Berlim e Munique, Melbourne e Sydney, dois pontos distintos no mesmo país com a maior concentração populacional, há quezílias e comparações.
Mas voltemos novamente a Portugal. O dia a dia nas duas cidades é claramente distinto, no entanto tem de se ter em consideração o número de habitantes no Porto — 214.349 habitantes — e em Lisboa — 506.892. Isto faz obviamente a diferença. Mas e mais? O que é que falta no Porto que há em Lisboa, e o que há no Porto que Lisboa não tem?
Esta questão despertou-me curiosidade e lancei-a nas redes sociais. Dos palavrões à luz do sol, sem esquecer a oferta de trabalho e, claro, a comida, mostramos-lhe as 30 melhores respostas.
O que há no Porto e falta em Lisboa? E vice-versa?
- "Casa Guedes (de bifanas) no Porto." (Ana Daniela Ferreira, Porto)
- "No Porto há a única escola democrática em Portugal, a Escola da Ponte." (Sara Fontoura, Lisboa)
- "Há uma grande diferença entre estas duas grandes cidades. Por um lado, enquanto que no Porto a probabilidade de se ouvirem palavrões ao passar cada esquina é muito grande, as pessoas acabam por se mostrar mais recetivas e acolhedoras, provavelmente pelo tamanho da cidade em comparação à capital. Mas sem dúvida que o que sinto mais falta em Lisboa é da francesinha." (Rafael Moreira, Porto)
- "No Porto há o restaurante Tomatino e em Lisboa não." (Rafaela Cerdeirinha, Porto)
- "Em Lisboa, toda a gente é de outra terra. No Porto não." (Fernando Fontes, Porto)
- "O Costa Coffe é um espaço confortável e que, ao contrário de outras cadeias, ainda não parece um espaço de coworking. Além disso, há sempre um design apelativo com o logo da marca nos cappuccinos. Fazia falta em Lisboa." (Rafaela Simões, Lisboa)
- "As filas para tirar o passe metropolitano em Lisboa são ridículas. O tempo de espera é imenso e o passe não fica pronto no próprio dia, à dissemelhança do Porto. Além disso, se quisermos que o passe fique pronto com urgência, é-nos exigido um valor extra para o obter em 24 horas." (Patrícia Dias, Porto)
- "No Porto, todas as paragens estão sinalizadas e raros são os veículos sem painel eletrónico em funcionamento. Em Lisboa, as paragens de autocarros Carris não estão devidamente sinalizadas. Quem fala nisso, também refere a ausência de roteiros eletrónicos presentes dentro do próprio autocarro que, por sua vez, dificultam o sentido de orientação do cidadão." (Patrícia Dias, Porto)
- "Lisboa é enorme e sempre que lá vou acho a cidade confusa. As pessoas andam sempre a mil e parece que andam sempre chateadas." (Andreia Aguiar, Porto)
- "No Porto há o famoso vinho do Porto reconhecido mundialmente. Lisboa tem vinho mas não produz esta iguaria." (Susana Sousa, Porto)
- "Gosto muito de ambas as cidades! Há muitas diferenças: clima, cultura, arquitetura, gastronomia, mas destaco a luz e a cor." (Maria Isabel Teles, Lisboa)
- "O Porto tem pastelarias/confeitarias com variedade e qualidade, algo que Lisboa não tem. Acessos mais fáceis sem se ter que fazer quilómetros para fazer inversão de marcha e os parques dos centros comerciais são na maioria gratuitos." (Isabel Henriques, Porto)
- "No Porto posso dizer palavrões sem ser malvista. Em Lisboa não." (Sara Torres, Colômbia)
- "Em Lisboa são poucos os que nasceram em Lisboa, enquanto no Porto a maioria foi nascida e criada na cidade." (Sara Oliveira, Porto)
- "No Porto existe muita cagança (passo a expressão) com os títulos: senhora doutora, senhora arquiteta, senhora engenheira. Em Lisboa as pessoas tratam-se pelo nome." (Iris Jorge, Porto)
- "Em Lisboa a mulher quer um cabelo prático e de fácil manutenção. No Porto a mulher gosta de ir ao cabeleireiro e sair de lá com ar de quem de lá saiu." (Iris Jorge, Porto)
- "No Porto no geral come-se maravilhosamente e bem mais barato." (Berta Balinho Moreira, Porto)
- "Lisboa teve um terramoto e foi 'reconstruida'. O Porto mantém a sua identidade, com um crescimento urbano que se desenvolveu a partir do núcleo original." (Paula Mesquita, Porto)
- "Lisboa tem mais oportunidades de trabalho e melhor remunerado." (Berta Balinho Moreira, Porto)
- "Francesinha, a verdadeira, só no Porto. Pastéis de Belém só em Lisboa!" (Ju Martins, Porto)
- "Lisboa tem uma luz incrível, o Porto é mais sombrio mas com vistas de cortar a respiração. Gulbenkian e Serralves. Tejo e Douro. Não há Vs. nem competição, são duas cidades que nos deixam muito orgulhosos." (Sílvia Santos, Lisboa)
- "Lisboa tem praças, o Porto tem becos e travessas. Lisboa tem o Parque das Nações, o Porto o Parque da Cidade. A grande diferença está nas pessoas e na mentalidade. Nos hábitos e na forma de estar. Nisso são completamente distintas." (Patrícia Couceiro, Lisboa)
- "Há muito mais oportunidades de emprego em Lisboa. E apesar de já haver muita oferta cultural no porto, ainda há algumas coisas que só acontecem em Lisboa, principalmente grandes concertos", (Sandra Gomes, Porto)
- "No Porto acho que se sente falta de empresas, pois a maioria vai para Lisboa." (Afonso Magalhães, Porto)
- "Lisboa tem mais voos internacionais diretos para mais destinos de longo curso" (Rui Quaresma, Lisboa)
- "No Porto as pessoas são em grande maioria mais afáveis. Traz-nos o saudosismo do 'bairrismo', onde todos se conhecem e, se assim não for, dão abertura para que aconteça", (Ana Rita Nobre, Lisboa)
- "No Porto come-se mil vezes melhor! As pastelarias são maravilhosas, as diárias são boas em qualquer tasco e não há francesinhas como as do porto. Uma excepção: não há pastéis de nata como em Lisboa", (Sandra Gomes, Porto)
- "No Porto tem-se mais qualidade de vida, a cidade é mais pequena e é mais fácil chegar a todo o lado. Quando morava em Lisboa tinha de fazer um projeto para ir à praia por exemplo, no Porto consigo ir à praia tomar café e voltar para a outra ponta da cidade", (Sandra Gomes, Porto)