A nova variante da COVID-19, associada ao aumento exponencial de casos de infeção no Reino Unido, foi detetada na Madeira. A informação foi confirmada este domingo, 27 de dezembro, pelo Gabinete do Secretário Regional de Saúde e da Proteção Civil à Agência Lusa, citada pelo jornal "Observador". Em causa está um grupo de viajantes que chegou à ilha com origem do Reino Unido.

A conclusão surge depois de ter sido enviada, pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, uma amostra "de alguns casos positivos". Foi nesse processo que terá sido confirmada na Madeira a "presença da nova estirpe do vírus" vinda do Reino Unido.

Quando vou ser vacinado? E depois, tenho de usar máscara? Guia para entender a vacinação
Quando vou ser vacinado? E depois, tenho de usar máscara? Guia para entender a vacinação
Ver artigo

"Esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detetados", explica a mesma nota, citada pelo jornal "Expresso", que não indica quantos casos de infeção foram analisados.

E continua dizendo que se mantém o "enfoque na vigilância dos passageiros e no cumprimento das orientações emanadas pelas autoridades de saúde, diminuindo assim o risco de contágio pelo novo coronavírus na região."

A notícia surge no mesmo dia em que Portugal começou a sua ação de vacinação contra a COVID-19, no Porto e em Lisboa. Face ao surgimento da nova estirpe, a Direção-Geral da Saúde já fez saber que as primeiras vacinas a serem administradas deverão manter alguma eficácia contra esta nova variante.