"Ambrósio, apetecia-me tomar algo", diz A Senhora desde 1995. Em 2021, a pergunta é "apetece-lhe algo?" e a resposta está num QR Code no NorteShopping, em Matosinhos. Através deste, os clientes que estejam na The CookBook, a praça de alimentação inovadora do centro comercial, podem pedir uma refeição dos restaurantes aderentes, que chegará à mesa dentro de minutos pelas mãos de um robô.

O futuro que achávamos longe está a acontecer desde o início de dezembro em Matosinhos e o serviço de um robô — denominado Garçon@CookBook — resulta da parceria da Sonae Sierra e da Pick-a-Buy com a Zone Soft (empresa especializada em software e dispositivos robóticos de serviço).

Os robôs Yolinda e Yogiro vão invadir a cidade do Porto no novo hotel futurista
Os robôs Yolinda e Yogiro vão invadir a cidade do Porto no novo hotel futurista
Ver artigo

Para já, o robô simpático e falante recolhe as refeições de apenas três restaurantes — o A~mar, O forno do leitão do Zé e o RT Focaccias by Reitoria — e o método é bastante simples.

Depois de sentar-se numa das cinco mesas assinaladas para o serviço robotizado, deve aceder ao QR Code, escolher o restaurante, a refeição, pagar por MB Way (único método disponível para já) e esperar que o robô entregue a comida.

Garçon@CookBook
Garçon@CookBook créditos: divulgação

Até agora, o único robô a fazer parte dos serviços de um centro comercial foi o Pepper, que no ano passado entrou no Centro Comercial Colombo com o objetivo de dar informações. Foi colocado no Balcão de Informações do piso 0 e a sua função era informar sobre lojas e serviços. Como extra, o robô humanoide ainda dava as boas vindas a quem passava e expressava emoções.

Já o Garçon@CookBook, é o primeiro a servir comida num centro comercial, outra forma de se exprimir — neste caso, ao mostrar que se preocupa em nutrir quem visita o NorteShopping.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.