O novo governo deverá tomar posse daqui a precisamente 20 dias, a 22 de fevereiro, avança a CNN Portugal. O Partido Socialista (PS) ganhou as eleições legislativas a 30 de janeiro e, como já tinha sido avançado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, dentro de três semanas vai poder ocupar os 117 lugares na Assembleia da República (AR) após ter ganho as eleições legislativas com maioria absoluta.
O novo parlamento será ainda constituído pelos partidos eleitos nas urnas a 30 de janeiro — PSD (71 deputados), Chega (12), Iniciativa Liberal (8), CDU (6), Bloco de Esquerda (5), Livre (1) e PAN (1), por ordem decrescente do número de deputados com representação parlamentar —, e nesse mesmo dia será definido o novo presidente da AR, uma vez que Ferro Rodrigues saiu do cargo após rejeitar nova candidatura a deputado.
Contudo, ainda é incerto que ministros saem e quais ficam da legislatura anterior dado que, segundo a CNN Portugal, são esperadas algumas saídas do governo de António Costa.
Até 22 de fevereiro ainda há vários passos a dar, sendo que um deles termina já esta quarta-feira, 2 de fevereiro, dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acaba de receber os representantes dos partidos que conquistaram assento parlamentar nas eleições de janeiro de 2022, com exceção de António Costa, do PS, que testou positivo à COVID-19 esta terça-feira, 1 de fevereiro.