Estão prestes a ser instalados em Lisboa cerca de 20 radares que vão reforçar o controlo rodoviário e completar a rede que ficará com um total de 41 radares, avança a CNN Portugal. Dos 21 colocados ao longo dos últimos anos, alguns não foram muito eficientes, já outros bateram recordes na deteção de infrações por parte dos condutores em 2021.
São eles os radares situados na Avenida de Ceuta, no Campo Grande, na Avenida Almirante Gago Coutinho, na Avenida Marechal Gomes da Costa, no Túnel do Marquês de Pombal e na Avenida Brasília, segundo dados da Câmara Municipal de Lisboa.
Contudo, das 115.766 infrações registadas no ano passado por todos os equipamentos que existem em Lisboa, mais de 78 mil (31,8%) foram consideradas inválidas por não terem sido corretamente identificadas, por defeitos nas fotografias, anulando as multas dos infratores.
A Câmara Municipal de Lisboa já está a tentar corrigir essa lacuna ao investir em “equipamentos modernos e com uma tecnologia mais atual, que possibilitam o controle simultâneo de velocidade em várias vias e em ambos os sentidos" e que já vão fazer parte dos novos radares cujo objetivo é a "redução da velocidade praticada nas vias e, em consequência, a redução de acidentes", esclarece a autarquia. Os investimento teve um custo de 2,143 milhões de euros.
Apesar de estarem sempre sinalizados "cerca de 50 a 100 metros antes do local onde se encontra o radar”, refere a câmara de Lisboa, conheça previamente a lista dos 20 novos radares, revelados pela CNN Portugal.
- Avenida Santos e Castro (2)
- Avenida Lusíada (2)
- Avenida General Norton de Matos
- Avenida Padre Cruz (2)
- Avenida Marechal Gomes da Costa
- Avenida da Índia
- Avenida Infante D. Henrique (2)
- Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (2)
- Avenida Almirante Gago Coutinho
- Avenida de Ceuta
- Avenida Calouste Gulbenkian
- Avenida Marechal Craveiro Lopes
- 2.ª Circular
- Avenida dos Combatentes (2)