Depois de, em agosto, terem sido sentidos vários abalos em Montemor-o-Novo, Peniche, Melgaço e Portimão, a atividade sísmica em Portugal voltou a dar sinais. Isto porque um sismo com magnitude 3,9 na escala de Richter foi registado na madrugada desta terça-feira, 5 de setembro, no Algarve.

O abalo fez-se sentir pelas 1h49, com o epicentro localizado a sudoeste de Faro, a cerca de 98 quilómetros de distância, de acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo "Correio da Manhã", que acrescenta que poucas pessoas o deverão ter sentido, fruto da sua fraca intensidade.

Foram registados vários sismos nas últimas horas. Saiba quais as localidades afetadas
Foram registados vários sismos nas últimas horas. Saiba quais as localidades afetadas
Ver artigo

Isto é, segundo a escala de Mercalli Modificada, que mede os graus de intensidade e respetiva descrição, o sismo "foi sentido com intensidade máxima III" na região de Albufeira, que é uma intensidade fraca. Isto significa que o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se apenas uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", de acordo com o site do IPMA.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados tendo em conta a sua magnitude, sendo definidos como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).