Agora que o calor voltou, a questão que se impõe é: vai ser sol de pouca dura? É que o tempo anda tão inconstante que, depois de dias de autêntico verão, seria difícil voltarmos a habituar-nos a temperaturas mais baixas. Por enquanto, isso não vai acontecer – pelo menos, no início da semana.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas continuarão elevadas até quinta-feira, 6 de junho, mas vamos por partes. Na segunda-feira, 3, as máximas vão estar compreendidas entre os 25ºC (Guarda) e os 34ºC (Santarém), sendo que Lisboa e Porto vão fixar-se nos 27ºC e 28ºC, respetivamente.

Na terça-feira, 4, o cenário não muda de figura e as temperaturas aumentam ligeiramente em alguns distritos. Neste dia, elas não serão mais elevadas do que 33ºC, como acontece em Braga, Santarém, Castelo Branco e Beja, sendo a máxima mais baixa aquela que se regista na Guarda (26ºC). Lisboa, por exemplo, vai chegar aos 30ºC.

O calor está de volta. Previstos 39ºC em alguns distritos do País no feriado desta quinta-feira
O calor está de volta. Previstos 39ºC em alguns distritos do País no feriado desta quinta-feira
Ver artigo

Mas o calor vai continuar a aumentar até quarta-feira, 5, dia em que os termómetros vão marcar 35ºC em distritos como Beja e Évora. A capital, mais uma vez, volta a registar uma subida, estando previsto que a máxima se fixe nos 31ºC, enquanto Setúbal se fixa nos 30ºC e o Porto nos 25ºC.

A partir de quinta-feira, 6, as temperaturas começam a baixar, algo que se mantém até domingo, 9 de maio. Teremos uma mudança para tempo mais instável – ou pelo menos tempo mais fresco –, com possibilidade de aguaceiros nesses dias. Algo que, na semana seguinte, volta a ser substituído pelo calor.