Provavelmente torceu o nariz quando viu que os seus filhos andavam malucos com a Casa dos youtubers. Uma mansão que, tal como o nome indica, era habitada por vários youtubers portugueses, como o Wuant ou o D4rkframe, e que tinham como único objetivo produzir conteúdo de entretenimento diário. Desde desafios esquisitos a partidas hilariantes, parecia não haver limites à diversão e a verdade é que aquele pequeno grupo de rapazes depressa se tornou num fenómeno de audiências no YouTube. Mas nem isso os impediu de estar debaixo de fogo quando, em setembro do ano passado, o humorista Nuno Markl publicou, na sua página de Facebook, uma carta aberta onde pedia a todos eles para que dissessem menos palavrões, gritassem menos e evitassem conteúdos relacionados com o sobrenatural sob pena de impressionar o público mais jovem que os seguia.
Durante semanas foram várias as vozes que criticaram a forma aparentemente irresponsável com que os influenciadores digitais lidavam com o seu público alvo, levando tantas outras a sair em sua defesa e afirmando que estes não só eram livres de produzir o conteúdo que bem entendessem (dentro dos limites do que é aceitável e legal), como não tinham o dever ou a responsabilidade de educar os filhos dos outros.
Apesar da polémica, o sucesso não abrandou e os vídeos continuaram a ser muito populares entre os mais jovens cujo tema de conversa era sempre o último vídeo dos youtubers ou a última partida hilariante que eles tinham feito entre si. E quantos miúdos não terão simulado o desafio "chão é lava" tal como os youtubers da casa fizeram num vídeo que se tornou viral pouco tempo depois de ter sido publicado?
Mas agora há um novo projeto no YouTube que está a causar o delírio entre os miúdos e até é provável que os tenha ouvido a falar sobre isso. É que apesar de estar repleto de mistério e segredos, é já um dos temas mais comentados nas redes sociais e isso deve-se, em grande parte, às pessoas envolvidas.
Chama-se Final Level e é um projeto misterioso que foi anunciado a 18 de agosto através de um vídeo em direto no canal de Felipe Neto — um dos youtubers mais conhecidos do Brasil, que conta com mais de 24 milhões de subscritores em todo o mundo, e que será um dos influenciadores envolvidos.
O canal de YouTube ficou online nesse mesmo dia e foi um sucesso. É que com apenas um vídeo com cerca de um minuto de duração, conseguiu mais de 300 mil seguidores em menos de 24 horas, tornando-se no terceiro canal do mundo a conseguir números impressionantes de inscritos em tão pouco tempo.
Mas o que é isto do Final Level, afinal?
A premissa do programa é muito semelhante ao que foi feito cá em Portugal com a Casa dos youtubers. A única diferença está no tema e na dimensão. É que o Final Level quer ser a maior plataforma de videojogos do mundo e, para isso, vai contar com uma casa gigante (chama-se Gameland, mas já lá vamos) onde vão viver quatro dos influenciadores mais conhecidos do Brasil. Estes terão a tarefa de produzir conteúdo diário relacionado com os vários jogos que tenham saído no mercado, bem como com algumas das personagens mais importantes deste universo.
São eles Robin Hood, que se tornou conhecido por jogar Minecraft, Sheviii, campeão mundial de culturismo e um dos principais nomes da Twitch — uma plataforma de transmissão de sessões de jogo em direto — no Brasil e PlayHard, que ganhou maior notoriedade pelo seu conteúdo focado em jogos para telemóveis. Caio Pericinoto é também um dos youtubers a viver na casa, e talvez o elemento mais desenquadrado dentro do grupo, já que nunca esteve ligado ao universo dos videojogos e terá como tarefa trazer alguns momentos engraçados do seu canal para a nova casa.
O Final Level vai ainda contar com a presença de Felipe Neto e Bruno Corrêa, que estarão responsáveis por apresentar uma outra vertente do programa — o The Final Level Show. De registo totalmente diferente e com apenas 14 episódios semanais durante três meses, a ideia é mostrar sessões de jogo ao vivo para uma audiência de cerca de 60 pessoas. Haverá desafios, puzzles e convidados especiais para servir de complemento ao conteúdo que é produzido pelos youtubers dentro da casa.
Juntando os seguidores e fãs de todos os envolvidos no projeto, o Final Level conta com um total de 38 milhões de fãs no YouTube, o que se traduz em cerca de 275 milhões de visualizações mensais.
O que é que se sabe mais?
Por enquanto são poucos os detalhes, até porque o projeto só arrancou oficialmente esta quarta-feira, 29 de agosto, no Dia Internacional do Gamer. E começou de forma megalómana com um primeiro vídeo a ser disponibilizado no canal onde os youtubers fizeram o unboxing da Gameland — a casa gigante com 1,500 metros quadrados onde todos vão viver. Foi a primeira vez no mundo em que alguém aplicou o conceito de unboxing (o ato de abrir pela primeira vez a caixa de um novo equipamento, como um telemóvel ou um tablet) a uma casa. E o número de subscrições ao canal não para de subir.
A mansão é composta por seis suites e tem uma componente temática muito forte que é, obviamente, focada no universo de videojogos. Desde decorações com máquinas de jogos retro, como as arcadas, a uma sala de cinema com espaço suficiente para longas sessões de jogos multijogador, há ainda uma cozinha especial — a Pop Kitchen, onde os influenciadores vão dar azo à imaginação para criar as comidas mais divertidas, coloridas e originais.
"Hoje vamos começar a fazer história. Fizemos o unboxing da Gameland e esse foi só o começo", lê-se na descrição do vídeo que promete conteúdo diário e surpreendente não só para quem é fã de videojogos, mas também para quem nunca esteve por dentro deste universo. A ideia é que os vídeos sejam divertidos e facilmente acessíveis a todo o tipo de pessoas.
Segundo a organização, que falou com a MAGG, há ainda um segmento exclusivo ao The Final Level Show, apresentado por Felipe Neto, que promete transportar os jogos das consolas e dos computadores para a vida real.
Chama-se "Game da Vida Real" e contará com atores profissionais a reinterpretar personagens icónicas de alguns dos jogos mais conhecidos em vários pontos do Brasil. O que significa que não será de todo improvável ver o Mario, o famoso canalizador da Nintendo, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a interagir com as pessoas que passam.
O próximo vídeo está agendado já para sexta-feira, 30 de agosto, e promete dar seguimento a uma nova fase do unboxing, ou seja, à exploração da casa por dentro e da apresentação das várias divisões que os youtubers terão à sua disposição para trabalhar.