Este domingo, 19 de novembro, Ricardo Araújo Pereira leu, a propósito da candidatura de Pedro Nuno Santos ao cargo de secretário geral do Partido Socialista, alguns comentários da rede social X (antigo Twitter), que tinham em comum o elogio ao aspecto físico do deputado. "Pedro Nuno Santos é bué daddy", "O Pedro Nuno Santos é tão daddy", "OE à parte, o Pedro Nuno Santos é grande daddy, queria".

O humorista e apresentador de "Isto é Gozar Com Quem Trabalha" expressou a dúvida em relação ao uso do termo, provavelmente partilhada por muitos telespectadores. "O que é isto do daddy? Isto é uma coisa boa, ser daddy? Mas o que é esta obsessão do daddy?", questionou RAP.

"Daddy", palavra em inglês, diminutivo de "dad", significa, no sentido literal, paizinho. Mas o seu uso num contexto de cultura pop e urbana tem outro significado que não a referência à figura de um pai, embora haja uma ponte a estabelecer nesse sentido.

Jasmim Bettencourt explica à MAGG o significado do termo no universo da cultura pop e da Geração Z (nascida entre 1995 e 2010). "De uma forma geral, um daddy é um homem mais velho que é considerado atraente. Pelo que sei, esse termo com esse significado começou por ser mais prevalente dentro da comunidade gay anglófona mas com a internet rapidamente se espalhou como termo popular usado por várias pessoas", salienta o cineasta e crítico de cinema de 24 anos.

Pedro Pascal é o homem do momento. 12 filmes e séries para ver com o herói de "The Last of Us"
Pedro Pascal é o homem do momento. 12 filmes e séries para ver com o herói de "The Last of Us"
Ver artigo

Jasmim diz que não existem regras específicas quanto ao uso do termo, e que estas dependem mais da percepção individual. "Não tem assim muita ciência na forma como se usa. Geralmente é com um homem mais velho, apesar de que 'homem mais velho' pode ser algo diferente de pessoa para pessoa. Há pessoas que usam o termo 'daddy' para descrever pessoas que ainda estão nos vintes e trintas. Mas é normalmente associado a uma ideia de maturidade da pessoa que se considera atraente", acrescenta o cineasta, admitindo que, por norma, o termo é mais usado quando referente a pessoas na casa dos 40 até aos 60 anos.

"Depois existem também variações, tipo 'zaddy', que é um daddy mas com mais estilo, 'silver daddy', normalmente homens mais velhos ainda ou se forem mais novos que tenham já os cabelos brancos Também existe leather daddy, que é mais associado à cultura leather e BDSM", explica ainda Jasmim Bettencourt.

De acordo com um ensaio de 2018 da revista "Esquire", o uso do termo "daddy" com uma conotação sexual remonta – imagine-se! – ao século XVI. Era usado por prostitutas em referência aos respetivos proxenetas. Com o crescimento das comunidades gay, passa a ser usado com conotação sexual e salta para a cultura pop mainstream, ganhando várias variações, desde ''zaddy", um homem mais velho, com estilo, "papi", este com influências da cultura latina e, em paralelo, uma reformulação do termo MILF (acrónimo que significa "mother i would like to fuck", em português, literalmente, "mãe que eu gostaria de foder", popularizado pela saga "American Pie"), trocando o M  de 'mother' (mãe) pelo D de 'dad'.

Em 2023, graças à série da HBO Max "The Last of Us", o termo "daddy" ultrapassa as fronteiras da Geração Z e passa a ser usado de forma intergeracional. Pedro Pascal, protagonista da adaptação televisiva do videojogo, encarna Joel, um homem que corresponde ao protótipo do "daddy": mais velho (o ator tem 48 anos), com um físico interessante mas não demasiado cuidado, e com um perfil protetor que encaixa na perfeição nesse papel paternal mas sexy.

Óscares 2023 - melhores looks
Pedro Pascal foi, no início de 2023, considerado o "daddy da internet" créditos: DR

Em maio passado, entrevistado juntamente com outros colegas de profissão pelo "Hollywood Reporter", o ator chileno-americano comentou com sentido de humor o facto de, em poucos meses, se ter tornado o "daddy da internet". Estou a divertir-me com isso. Penso que está relacionado com os papéis que desempenho. Durante uma fase, o Mandalorian [personagem que interpreta na série homónima do universo "Star Wars] é muito daddy para o Baby Grogu. O Joel é muito daddy para a Ellie [personagem de "The Last of Us"]. É o que é", salienta Pedro Pascal.

Embora, em teoria, todos os homens possam ser daddy, existe algum consenso relativamente àqueles que encaixam no que designa esse termo. De Ricardo Araújo Pereira a David Beckham, percorra a galeria e veja alguns exemplos de "daddies".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.