O autoagendamento da vacina contra a COVID-19 ficou disponível esta segunda-feita, 12 de julho, e pode ser feito através do site para o efeito da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Das quase 3 milhões de pessoas com duas doses em Portugal, só 0.1% foi infetada pós-vacina
Das quase 3 milhões de pessoas com duas doses em Portugal, só 0.1% foi infetada pós-vacina
Ver artigo

O processo é bastante rápido e intuitivo. Basta selecionar o local e a data pretendida para a vacinação e aguardar por um SMS, do remetente 2424, com a confirmação da data, hora e local para a vacinação. Depois, só tem de responder “SIM” , se for essa a sua vontade, e a sua vacina fica então confirmada. Se, por outro lado, a sua resposta for negativa e responder “NÃO”, terá de aguardar até três dias para poder repetir o processo de agendamento.

Posteriormente, pode pedir aqui o seu certificado de vacinação, um documento necessário para consumir no interior dos restaurantes a partir das 19h de sexta-feira e durante todo o fim de semana — um teste negativo também é aceite para o mesmo efeito.

Com base no boletim epidemiológico desta segunda-feira, 12, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, há mais oito mortes e 1.782 novas infecções por COVID-19  em Portugal. De acordo com os agentes de saúde, a vacina é a principal arma contra a propagação do vírus.