Um jovem de 18 anos foi detido esta quinta-feira, 10 de fevereiro, pela Polícia Judiciária. O homem, de nacionalidade portuguesa, estava a planear um atentado cujo alvo era a faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A notícia foi avançada pela CNN Portugal e confirmada pela PJ em comunicado. O jovem, estudante de engenharia, será presente a tribunal esta sexta-feira e está "indiciado pela prática do crime de terrorismo".
A detenção aconteceu "no limite", explica o canal de notícias do grupo Media Capital, uma vez que o atentado estaria planeado para amanhã. O estudante de engenharia discutiu o plano em chats na dark web, o que lançou o alerta junto dos investigadores do FBI. Esta é, aliás, uma operação conjunta das autoridades portuguesas com o Departamento Federal de Investigação norte-americano.
O homem, agora detido na sede da PJ, em Lisboa, planeava matar o máximo possível de colegas. Quando foi detido pela Unidade Nacional de Contraterrorismo, foram encontradas várias armas brancas (facas de grandes dimensões) com as quais iria cometer os crimes.
A CNN Portugal detalha como é que a informação chegou até às autoridades portuguesas: A PJ foi alertada na semana passada, após o FBI ter detetado intervenções do português na dark web. Após essa alerta das autoridades norte-americanas, foi articulada com o Ministério Público os mecanismos necessários para dar luz verde a buscas domiciliárias, que aconteceram esta manhã, 10 de fevereiro. As autoridades encontraram não só as armas brancas mas também um plano detalhado do alegado ataque.