Um jovem de 18 anos foi detido esta quinta-feira, 10 de fevereiro, pela Polícia Judiciária. O homem, de nacionalidade portuguesa, estava a planear um atentado cujo alvo era a faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A notícia foi avançada pela CNN Portugal e confirmada pela PJ em comunicado. O jovem, estudante de engenharia, será presente a tribunal esta sexta-feira e está "indiciado pela prática do crime de terrorismo".

A detenção aconteceu "no limite", explica o canal de notícias do grupo Media Capital, uma vez que o atentado estaria planeado para amanhã. O estudante de engenharia discutiu o plano em chats na dark web, o que lançou o alerta junto dos investigadores do FBI. Esta é, aliás, uma operação conjunta das autoridades portuguesas com o Departamento Federal de Investigação norte-americano.

O homem, agora detido na sede da PJ, em Lisboa, planeava matar o máximo possível de colegas. Quando foi detido pela Unidade Nacional de Contraterrorismo, foram encontradas várias armas brancas (facas de grandes dimensões) com as quais iria cometer os crimes.

A CNN Portugal detalha como é que a informação chegou até às autoridades portuguesas: A PJ foi alertada na semana passada, após o FBI ter detetado intervenções do português na dark web. Após essa alerta das autoridades norte-americanas, foi articulada com o Ministério Público os mecanismos necessários para dar luz verde a buscas domiciliárias, que aconteceram esta manhã, 10 de fevereiro. As autoridades encontraram não só as armas brancas mas também um plano detalhado do alegado ataque.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.