Volta e meia, Diogo Figueiras, o youtuber popularmente conhecido como Windoh, está envolvido em polémicas, mas nem sempre tem culpas no cartório. Foi o caso da madrugada desta quinta-feira, 30 de março, em que uma chamada falsa, levada a cabo por um rapaz de 18 anos, fez com que vários meios de emergência e socorro se deslocassem até à sua casa.

Num vídeo publicado no seu canal de Youtube, Windoh explicou os contornos desta situação, que se desenrolou à porta da casa onde reside com outros colegas, como Numeiro, na Herdade da Aroeira, na Charneca da Caparica, por volta das 3 horas da manhã. O youtuber estava a fazer uma transmissão em direto, quando os amigos o alertaram para o facto de que havia alguns agentes da polícia à sua porta.

Diogo Figueiras teve de interromper aquilo que estava a fazer e, indo ao encontro das autoridades, percebeu o que se havia passado: tratava-se de uma chamada via 112, motivada por "berros", "tiros" e "vidros a partir" que o autor da denúncia alegava ter ouvido naquela mansão. E, como se não bastasse, os polícias avisaram-no de que os bombeiros também estavam a caminho – e, quando chegaram ao local, não detetaram nada daquilo que havia sido relatado ao telefone.

Windoh abre espaço com ténis de luxo. "Não há nenhuma loja com um serviço assim em Portugal"
Windoh abre espaço com ténis de luxo. "Não há nenhuma loja com um serviço assim em Portugal"
Ver artigo

Segundo o que o youtuber revelou no vídeo, a chamada foi feita por um rapaz, já maior de idade, que se fez passar por alguém que vivia no seu condomínio. Tendo em conta a quantidade de meios de emergência e autoridade que para ali foram deslocados, deixou um aviso à sua audiência. "Se vocês não têm respeito por nós, pelo nosso trabalho nem pelo nosso descanso, às três da manhã a fazer uma merda destas, tenham pelo menos respeito pelas pessoas que estão a trabalhar", frisou.

Depois, dirigiu-se diretamente ao autor da denúncia, cuja identidade afirma conhecer. "Consigo perceber porque é que havias de achar piada a isso", explicou Windoh, deixando implícito que, por estar a fazer uma transmissão em direto, o rapaz poderá ter tido esta atitude para ver a reação do youtuber em tempo real. Esta é uma prática ser punida com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias.

Diogo Figueiras ainda confessou que esta é uma situação que já lhe aconteceu noutras casas onde morou. Além disso, durante a sua carreira no digital, esteve envolvido em várias polémicas, nomeadamente em 2021, quando vendeu cursos sobre mercados financeiros e das criptomoedas por 400 euros e cujo conteúdo havia sido, alegadamente, copiado da Wikipédia.

No entanto, contou à MAGG, em outubro de 2022, que já "está tudo resolvido". Atualmente, além de manter a sua presença na Internet, abriu uma loja, intitulada Rotation, sediada numa das ruas anexas à Avenida da Liberdade. É neste espaço que vende peças de luxo, como ténis, algo que tem sido uma das suas paixões desde 2018.