Com a chegada do frio, são muitos os portugueses que apresentam dificuldades em manter as casas quentes. De acordo com dados do Eurostat, 17% da população portuguesa, ou seja, mais de 1,7 milhões de pessoas, afirma não conseguir manter a casa adequadamente aquecida, noticia este domingo, 7 de novembro, o jornal "Correio da Manhã".

A preparar-se para o frio? 15 pantufas a partir de 2,50€ para proteger os pés e andar confortável
A preparar-se para o frio? 15 pantufas a partir de 2,50€ para proteger os pés e andar confortável
Ver artigo

Portugal é assim o quarto País da Europa em que os cidadãos mais se queixam de não conseguirem aquecer as casas, segundo o inquérito do Eurostat, que mostra que cerca de 8% da população da União Europeia vive em pobreza energética. Portugal surge em quarto lugar, a seguir à Bulgária, à Lituânia e ao Chipre, escreve o mesmo jornal.

Esta é uma dificuldade que surge associada ao elevado preço da energia. No segundo semestre de 2020, Portugal era o 8.º País da União Europeia com os preços da eletricidade mais elevados. O Gabinete de Estatísticas da União Europeia refere ainda que as taxas e impostos representam um peso de 47% do preço total pago pelos consumidores no último ano, avança o "CM".

Mínimas abaixo dos 5ºC em várias zonas de Portugal

Apesar de ainda estarmos no outono, as temperaturas já fazem sentir a chegada do inverno. Para este domingo, 7 de novembro, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)  é de que as mínimas voltem a descer e em muitas regiões o termómetro marque valores abaixo dos 5ºC.

Este domingo, Bragança será a região com a mínima mais baixa (-1ºC) e regista máxima de 14ºC, seguindo-se a Guarda com máxima de 9ºC e mínima de 1ºC. Em Lisboa, o termómetro varia entre os 18ºC e os 7ºC, no Porto entre os 17ºC e os 7ºC, e em Faro a máxima será de 19ºC e a mínima de 9ºC.

Para esta segunda-feira, 8 de novembro, a previsão é de que tanto as máximas como as mínimas subam ligeiramente em algumas zonas do País. De acordo com o IPMA, a temperatura mais baixa será de 2ºC, em Bragança. Em Lisboa, o termómetro pode chegar aos 21ºC (com mínima de 9ºC), no Porto varia entre os 19 e os 9ºC, e em Faro entre os 21 e os 9ºC. Não estão ainda previstos aguaceiros para nenhuma zona do País.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.