Num ano em que o País e o mundo foram afetado por um vírus desconhecido que causou estragos inimagináveis, tanto a nível social como económico, esta notícia surge para dar algum alento aos portugueses. É que sendo o turismo uma das principais fontes de rendimento do nosso País, o facto das viagens terem reduzido bastante fez com que milhares de famílias vissem os seus negócios afetados.

Contudo, sabemos agora que Lisboa foi mais uma vez distinguida a nível mundial por todas as suas características que fazem dela um local único no mundo e que todos querem visitar. Lisboa foi eleita como o Melhor Destino City Break do Mundo (estadias de curta duração numa determinada cidade) na edição mais votada desde sempre dos World Travel Awards. Também conhecidos como os "Óscares do Turismo", estes prémios resultam de uma votação online, na qual participaram o público em geral e milhares de profissionais do Turismo à escala mundial.

"Esta é uma excelente notícia num ano tão catastrófico. Representa o reconhecimento mundial e contínuo da qualidade e diversidade da oferta turística de Lisboa e será, certamente, uma referência para os turistas estrangeiros assim que começarem a planear as suas viagens", refere Paula Oliveira, diretora-executiva do Associação Turismo de Lisboa, em comunicado.

Portugal vence "Óscares do turismo" e é o melhor destino da Europa pelo quarto ano consecutivo
Portugal vence "Óscares do turismo" e é o melhor destino da Europa pelo quarto ano consecutivo
Ver artigo

A gastronomia única, as praias, a reserva natural de surf, os estuários e toda a natureza envolvente fazem de Lisboa são pontos a favor para a capital.

"Estes fatores, associados ao desejo de viajar que as pessoas mantêm, são altamente positivos quando a pandemia acabar. Mas até esse dia chegar, é fundamental conseguir preservar o tecido económico do Turismo para que o setor possa assegurar, com a máxima qualidade, o seu papel crucial numa retoma que se deseja o mais breve possível", acrescenta Paula Oliveira.

Recorde-se de que, no início do mês, Portugal foi também distinguido nos World Travel Awards como o Melhor Destino da Europa pelo quarto ano consecutiva. Nessa mesma edição dos "Óscares do Turismo", Lisboa foi eleita como o Melhor Destino Europeu de Cruzeiros, a cidade do Porto arrecadou o galardão que é agora atribuído à capital,  Melhor Destino "City Break" — neste caso, da Europa —, o Algarve foi mais uma vez o Melhor Destino de Praia da Europa e os Açores distinguidos como o Melhor Destino de Turismo de Aventura.

Em comunicado oficial é referido ainda que, antes da pandemia, o setor do turismo gerava em Lisboa 14,7 mil milhões de euros de receita anual, sendo a região que mais contribuía para as receitas nacionais. Para além disso, assegurava ainda mais de 200 mil empregos e contribuía com 20,3% para o PIB regional e 15,4% para o emprego.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.