O professor de 50 anos foi detido pela Polícia Judiciária de Braga após a direção da escola denunciar os relatos dos alegados crimes, esta segunda-feira, 6 de maio. Esta detenção acontece depois de várias alunas terem relatado abusos sexuais por parte do docente, como refere o Braga TV. As adolescentes, que estão atualmente no 8º ano, terão sido vítimas de abusos quando frequentavam o primeiro ciclo, ou seja, entre os 6 e os 9 anos de idade.
As autoridades localizaram e apreenderam objetos que poderão estar relacionados com os alegados crimes, adianta o "JN". O professor terá praticado, de acordo com a investigação, cerca de dois mil crimes de abuso sexual a crianças desde o ano letivo de 2017 /2018, grande parte desses agravados. Está também indiciado por, pelo menos um crime de pornografia de menores.
Além da atual escola onde trabalhava, o detido já teria passado por outras localidades, como Porto, Vila Nova de Gaia, Barcelos e Amares nos seus 24 anos de carreira, como refere a PJ à Lusa, mencionado pela CNN Portugal. Com este fator, as autoridades julgam que o número de crimes poderá ser superior, mas até agora não têm provas.
O professor será apresentado no Tribunal Judicial de Braga para o primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.