O homem de 35 anos que deixou ao abandono os seus cães, posteriormente encontrados mortos numa habituação em Bucelas, Loures esta quinta-feira, 27 de maio, já se entregou às autoridades. A revelação foi feita este sábado, 29, pela mesma organização que denunciou o caso, a Intervenção de Resgate Animal (IRA).

"Fábio Branco, autor da casa dos horrores, já se entregou na GNR de Bucelas", pode ler-se numa publicação. O homem foi constituído arguido e seguirá os procedimentos legais habituais "com expectativas de condenação exemplar, em julgamento", sublinha o IRA.

Em causa está um crime de maus-tratos a vários animais, de acordo com a mesma organização.

Nove cães encontrados mortos em Bucelas. Organização diz que é "a maior tragédia" com caninos
Nove cães encontrados mortos em Bucelas. Organização diz que é "a maior tragédia" com caninos
Ver artigo

Recorde-se que esta quinta-feira, sete cães foram encontrados mortos numa moradia na freguesia de Loures. O cheiro vindo da casa do homem alarmou os vizinhos e foi lançado o alerta. Alguns cães estavam em elevado estado de decomposição, e outros, colocados dentro de arcas congeladoras, apresentavam "boa condição corporal", sendo, por isso, possível fazer uma autópsia para apurar a causa da morte. Contudo, sabe-se que os animais terão morrido à sede e à fome.