Os dias 24 e 25 de dezembro são dos mais esperados do ano por muitos portugueses e alguns já deverão estar a preparar tudo para receber os familiares na sua casa. Mas afinal como vai estar o tempo? Parece que é melhor acender a lareira ou ligar o aquecimento, já que há distritos com temperaturas negativas.

Guarda e Bragança estão sob aviso laranja e Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo devido ao nevoeiro e ao tempo frio até à meia-noite de dia 26, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O inverno começa esta sexta-feira (e traz temperaturas negativas). Saiba como vai estar o tempo
O inverno começa esta sexta-feira (e traz temperaturas negativas). Saiba como vai estar o tempo
Ver artigo

No domingo, 24, o céu estará “pouco nublado ou limpo, com nevoeiro matinal que pode persistir durante a manhã”. Haverá “neblina ou nevoeiro matinal”, “persistindo ao longo do dia no nordeste transmontano e na Beira Alta”, e ainda “formação de gelo ou geada, em especial no interior norte e centro”.

Além disso, haverá uma “pequena descida temperatura”, com um “acentuado arrefecimento noturno”. Os termómetros vão oscilar entre os -3ºC em Vila Real e os 17ºC em Faro, Sagres e Leiria. No Porto, estarão 4ºC de mínima e 15ºC de máxima, assim como em Lisboa.

Na segunda-feira, 25, o céu continuará “pouco nublado ou limpo”, com “períodos de maior nebulosidade até ao final da manhã e a partir do final da tarde”. O vento estará fraco e haverá “neblina ou nevoeiro matinal”, que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais, além de “formação de geada”, especialmente no interior norte e centro.

Ainda, sentir-se-á um “acentuado arrefecimento noturno”. As temperaturas vão oscilar entre os -1ºC em Bragança e os 17ºC em Faro e Sagres. No Porto, estarão 4ºC de mínima e 15ºC de máxima e, em Lisboa, os termómetros vão marcar 6ºC de mínima e 13ºC de máxima.

“Nos próximos dias vamos ter a continuação de tempo seco, sem precipitação, portanto a maior parte do país vai ter sol e poucas nuvens”, avançou Jorge Ponte, do IPMA. Até ao dia 26, a meteorologia em Portugal vai ser influenciada por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores e que se estende para o norte da Península Ibérica, conforme escreve a SIC Notícias.