Nos primeiros nove meses de 2025 (de janeiro a setembro), 1.457 milhões de chamadas ficaram por atender pelo SNS 24. No mesmo período de 2024, não tinham sido atendidas 140 mil, o que revela um aumento gigante.

Bebé de 11 meses morre à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova. MP abriu investigação
Bebé de 11 meses morre à porta do centro de saúde de Idanha-a-Nova. MP abriu investigação
Ver artigo

Os piores meses foram janeiro e agosto, ou seja, o pico do inverno e o pico do verão. No primeiro mês do ano, foi inclusive batido o recorde de telefonemas para a linha SNS 24, que atingiu cerca de 811 mil chamadas, assim como nota o "Observador", que consultou os dados da atividade operacional da linha.

Em agosto, ficaram por atender 208 mil chamadas. Esta foi a pior taxa de atendimento já registada, mostrando que apenas 65% das chamadas recebidas foram atendidas. O tempo de espera, esse, chega aos 40 minutos.

O SNS 24 é um serviço digital e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, criado com o objetivo de disponibilizar informação e apoio em saúde através da telefónica 808 24 24 24, da App SNS 24 e do Portal SNS 24.

É possível fazer triagem de doentes, realizar teleconsultas e, claro, contactar com profissionais de saúde. Porém, até agora, foram muitas as pessoas que, em 2025, procuraram o SNS 24 sem sucesso. A falta de profissionais estará na origem deste problema.

Além disso, aumentou o número de chamadas de triagem relacionadas com a ida a urgências hospitalares, o que deu mais trabalho a esta linha, que não reforçou os meios técnicos e os recursos humanos, assim como explica o mesmo meio de comunicação social.

É preciso uma reviravolta neste sistema ou, neste inverno, poderão ficar por atender um milhão de chamadas, conforme menciona um estudo divulgado pelo "Expresso" e citado pelo "Observador".