O surto de COVID-19 na Casa do Artista, em Lisboa, já causou a morte de seis idosos nos últimos dias, entre eles as atrizes Adelaide João, de 99 anos, Cecília Guimarães, 93, e da cantora lírica Maria Andrea Gaspar, 93. Há também 27 pessoas infetadas na instituição, informação confirmada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa ao "Observador".
Entre os infetados com COVID-19 estão 11 residentes da Casa do Artista. Seis estão internados, e os restantes cinco permanecem na instituição, devidamente isolados, segundo informações oficiais. Os 16 funcionários que também testaram positivo estão a cumprir o isolamento em casa.
De acordo com a junta de freguesia de Carnide, onde fica a Casa do Artista, a autarquia está a monitorizar de perto a situação, sendo que os residentes isolados na instituição estão a ser acompanhados pela equipa clínica interna. Fábio Sousa, autarca de Carnide, disse ao "Observador" que a junta de freguesia está pronta para disponibilizar ajuda, mas adianta que a Casa do Artista ainda não precisou de receber qualquer reforço de funcionários.
Até à data, ainda não é conhecida a origem do surto na instituição. Atualmente, a Casa do Artista tem 70 residentes e uma equipa de 30 funcionários.