Se já estava a preparar a varanda de casa para apanhar banhos de sol durante a Páscoa, terá de mudar de planos. As temperaturas vão descer, e a chuva e as nuvens estão de regresso. Esta quinta-feira, 1 de abril, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à chuva, que por vezes será forte e acompanhada de trovoada.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso até às 18h e em Bragança, Guarda e Vila Real o aviso prolonga-se até às 21 horas. Apesar do aviso amarelo não se estenderem a Sul, o IPMA prevê ainda uma descida acentuada da temperatura máxima em todo o País.
A primavera começou com dias onde o calor se fez sentir com o termómetro a chegar aos 30º em algumas regiões, contudo a Páscoa será altura de voltar a recorrer aos casacos. Esta quinta-feira as tempuras mínimas variam entre 8º (Guarda) e os 15º (Aveiro e Porto) e as máximas chegam aos 15º na Guarda e aos 22º em Braga. Para sexta-feira não se verifica nenhum aviso, mas as temperaturas máximas continuam a descer na maioria dos distritos.
Para o fim de semana da Páscoa, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros, principalmente no interior das regiões Centro e Sul durante a tarde. No domingo, 4 de abril, espera-se uma "pequena subida da temperatura máxima".